14/01/2022

,

Pausa para uma série: 'Mayor of Kingstown'


A crueldade de uma realidade. Chegou sem muito oba oba no catálogo da Paramunt Plus no final de 2021 um seriado eletrizante, sangrento, que mostra a saga de uma família que possui um peculiar negócio que envolve o universo violento do mundo carcerário. Criado pela dupla Hugh Dillon e Taylor Sheridan, Mayor of Kingstown segue as dores, escolhas de pessoas sem muitas pretensões no quesito felicidade e que vivem de acordos para aumentar o máximo que podem seu tempo de sobrevivência vivendo a realidade cruel que bate à porta diariamente. Ao longo dos 10 impactantes episódios vamos vendo algumas reviravoltas (um plot twist quente já no primeiro episódio) e como as soluções para algumas situações podem levar os protagonistas a profundos abalos emocionais. Um dos grandes papéis da carreira do quase já veterano Jeremy Renner.


Na trama, conhecemos os irmãos McLusky, Mike (Jeremy Renner) e Mitch (Kyle Chandler), que levantaram um negócio na cidade de Kingstown que envolve serem intermediários em acordos envolvendo criminosos barra pesada, policiais, carcereiros. Isso obviamente os coloca em situações complicadas e violentas, se expondo ao tempo todo. A mãe deles, a professora Miriam (Dianne Wiest) nunca foi a favor do que os filhos fazem principalmente quando eles usam como apoio em suas negociações o outro irmão deles, o policial Kyle (Taylor Handley). Assim, em meio ao tiroteio de informações que chegam, Mike toma à frente das ações que terão consequências para ele e a todos que o cerca.


É muito difícil navegar na construção da análise quando há um meteórico spoiler (que obviamente eu não quero escrever aqui pra vocês), um fato que acontece no primeiro episódio e que muda radicalmente o que tínhamos construído ao longo dos excelentes minutos do abre alas dessa impecável produção. O roteiro busca nos ricos detalhes mostrar os abalos emocionais, as escolhas, os conflitos de integrantes de uma família que navegam em uma linha tênue entre o legal e o ilegal para defender os seus interesses e o de todos aqueles que os procuram. Cheios de contatos por toda a cidade, o clã McLusky possui muitas diferenças de personalidades entre seus integrantes. Mike é uma pólvora intensa que resolve as questões que precisa na violência, quase sempre. Esse personagem é intrigante, sonha em ser um chef de cozinha e se mudar daquela cidade, daquele mundo, percebe-se que tem um bom coração mas inconsequente por si só acaba colocando fogo em negociações seja contra quem for. Um impressionante trabalho de Jeremy Renner, grande destaque dessa produção.


Metendo o dedo na ferida em ações e reações que envolvem todo o jogo de favores entre a lei e a criminalidade, em uma cidade que às vezes parece sem lei (qualquer paralelo com a realidade não é mera coincidência), Mayor of Kingstown é um recorte muitas vezes incivil, cruel, duro de pessoas em eternos conflitos. Que venha a segunda temporada!