30/12/2023

Crítica do filme: 'Um Herói'


Não mentir não quer dizer que falou a verdade. Inspirado numa história real que aconteceu na cidade de Shiraz, no Irã, o longa-metragem Um Herói fortalece seu contundente discurso envolto de uma situação e transforma num olhar que expõe as facetas da sociedade, onde os valores são colocados numa vitrine. Escrito e dirigido pelo premiado cineasta iraniano Asghar Farhadi, Um Herói nos leva pelos caminhos da moral em cima de uma narrativa que é preenchida por muitos pontos de vistas.

Na trama, conhecemos Rahim (Amir Jadidi), um homem de fala mansa, preso por não honrar uma dívida. Quando tem a oportunidade de sair da prisão por dois dias, faz de tudo para conseguir resolver sua situação com seu credor e enfim chegar à liberdade. Com o tempo passando e tentativas frustradas se amontando, ele recebe uma bolsa com algumas moedas de ouro, achada por uma namorada, e como isso não resolveria sua situação resolve devolver o dinheiro. Quando ficam sabendo do fato, um homem preso devolvendo um dinheiro que supostamente achou, ele logo recebe a atenção da mídia e vira um herói nacional até que boatos começam a acontecer.

Vencedor de um importante prêmio no Festival de Cannes em 2021, o longa-metragem consegue colocar ampliar seu recorte, trazendo para reflexões as linhas sempre apertadas do que é certo ou errado. Um ato bom precisa ser louvado ou é só o certo a se fazer? O desencadeamento dessa situação nos leva pelos caminhos da moral, em relação as expectativas criadas, abrindo subtramas interessantes tendo o olhar familiar bem próximo. A construção da narrativa foca no drama de seu protagonista, um homem que se vê em constante conflito pelas suas ações que vão da bondade até o desespero em pouco tempo.

Uma história mal contada impede as verdades de um ato? Essa é uma outra questão que circula o roteiro. As reflexões em cima disso são inúmeras e a narrativa preenche com outros pontos de vistas mas sem pretensão de validar alguma resposta correta. Assim chegamos na visão dos que cercam o protagonista: autoridades prisionais querendo os holofotes, líderes de uma associação beneficente e as preocupações com o caso, a exposição da família num mundo midiático fortalecido pela avassaladora chegada das redes sociais. Esses três pontos se chocam com a desconfiança, com a honestidade, com a moralidade, trazendo para debates facetas da sociedade.

Um Herói pode ser considerado uma jornada de um homem em busca da recuperação de sua reputação em um mundo onde qualquer deslize pode ser interpretado de várias maneiras fazendo muitas vezes você voltar para o lugar onde tudo começou.