04/01/2024

Crítica do filme: 'Eclipse Total'


As verdades escondidas. Baseado na obra Dolores Claiborne escrita pelo gênio Stephen King, chegou aos cinemas em meados da década de 90 um brilhante suspense psicológico que aborda uma misteriosa morte e muitas verdades escondidas. Curtos flashbacks ajudam a contar essa história que aborda a violência doméstica, os traumas e abalos psicológicos de uma família que os outros colocam pontos de interrogações constantes. Dirigido por Taylor Hackford, o projeto conta com uma atuação fantástica da vencedora do Oscar Kathy Bates.

Na trama, conhecemos Selena (Jennifer Jason Leigh) uma jornalista que trabalha em nova Iorque e precisa voltar para a pequena cidade onde nasceu após 15 anos quando sua mãe Dolores (Kathy Bates) é acusada de matar a mulher de quem cuidava. Ao longo de gigantescas descobertas, até mesmo de situações do seu passado, vamos acompanhando mãe e filha em uma jornada repleta de suspense.

Uma micro cidade, onde todo mundo conhece todo mundo, e acontecimentos do passado não são esquecidos. Assim começamos a jornada pela ótica de Selena, uma jovem que praticamente fugiu de casa para tentar a vida longe dali após o sumiço do pai. Por meio de flashbacks vamos entendendo alguns desses porquês além da sempre conturbada relação com a mãe, uma pessoa vista com olhos duvidosos por toda a comunidade. Esse foco na relação entre mãe e filha vira o epicentro da trama, quase um jogo de gato e rato.

O suspense psicológico é intenso, no vai e vém da linha temporal, assuntos como a violência doméstica, os abalos psicológicos e segredos trancados a sete chaves são detalhadamente revelados. Um elemento que percorre a narrativa é a dúvida algo fixado na trajetória das duas personagens, o roteiro ainda abre brechas para ótimos coadjuvantes que entregam suas visões aos fatos que se sucedem.

O elenco é ótimo, além de Bates, John C. Reilly, Jennifer Jason Leigh, Christopher Plummer e David Strathairn brilham em cena. Eclipse Total, é, sem dúvidas, uma das grandes adaptações de uma obra de Stephen King nos anos 90, um filme pra ver e rever. Tá disponível na Star Plus.