A sabedoria guarani através de imagens e movimentos. Com uma emocionante narrativa que flerta com a poesia, o documentário mineiro YVY Pyte – Coração da Terra nos leva para uma jornada de redescobertas de um personagem central em pleno voo livre e sem fronteiras para seu lugar de origem. Percorrendo 11 territórios indígenas do Brasil e do Paraguai, nesse road movie indígena, vemos um alguém com muito a descobrir que acaba se tornando um simbólico porta-voz da resistência guarani. Em sua busca, entre outras questões, chega-se a importantes reflexões sobre elementos da natureza e suas mensagens culturais.
Romper as barreiras que os anos e a ação do homem branco impôs de forma covarde é um dos objetivos dessa pequena pérola. Através da sua própria história, conhecemos um personagem com raízes indígenas que se vê em um presente estacionado nas fronteiras que dividem. E nada melhor que o cinema, um dos maiores pilares de qualquer noção de sonho coletivo, através da imagem, logo chegando na imersão, culminando em uma história que precisa ser contada pois todos nós podemos também aprender.
Há uma reflexão interessante sobre os indígenas e os homens brancos quando pensamos nas formas de pensar o individual e o coletivo. Essa talvez seja a questão que mais chama a atenção pois logo que pensamos sobre, traçamos paralelos sociais, algo próximo da realidade de muitos que fazem o exercício de olhar pelas suas próprias janelas.
O projeto, não é nada redundante no seu discurso mas é preciso prestar a atenção e embarcar nessa viagem junto com o personagem. Funcionaria melhor como uma minissérie documental? Sim, mas o vasto material é tão cheio de ensinamentos que os detalhes se tornam importantes por aqui, talvez por isso a narrativa não consiga encontrar um equilíbrio para o dinamismo. Para alguns, pode ser tornar cansativo mas pra quem dá uma chance, o filme pode ser uma obra que pode marcar suas memórias.
Há muita riqueza no material, que ainda conta com uma fotografia deslumbrante. Através de um caminho cheio de estradas e lugares que ficaram quase isolados acoplados na necessidade de uma pausa no tempo, longe dos avanços e mais próximos das suas próprias origens e ensinamentos, YVY Pyte – Coração da Terra se torna um ensinamento para todos que quiserem abrir os olhos.