15/02/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #279 - Rudnei Ferreira


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Belo Horizonte (MG). Rudnei Ferreira tem 30 anos é nascido em Piracicaba/SP, atualmente morando em BH. Criador e administrador do blog: bloggerrecomendofilmes.blogspot.com e da página no Instagram: @recomendo_filmes. Apaixonado por tudo relacionado a sétima arte.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Não tenho uma sala de cinema pela qual tenha preferência. Todas que frequento atendem ao que eu procuro, ou seja, conforto e uma boa exibição do filme que vou assistir.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

São vários os filmes que me fazem pensar assim. Porém, acho que o primeiro filme que despertou isso em mim foi Jurassic Park de 1993 dirigido por Steven Spielberg. O filme me deixou realmente deslumbrado na época e mesmo o revendo nos dias de hoje, continuo fascinado pela sua qualidade. É um filme que envelheceu absurdamente bem e sem dúvida despertou em mim esse pensamento.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Entre tantos diretores que eu admiro, sem dúvida, um que me vem na cabeça é Steven Spielberg, um gênio da sétima arte. E entre inúmeros filmes, considero A Lista de Schindler sua obra-prima e sem dúvida, um dos meus favoritos.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Auto da Compadecida. É, na minha opinião, uma obra-prima do cinema nacional, pela forma como adaptaram com muito carinho e cuidado a inesquecível obra de Ariano Suassuna. O roteiro é incrível, muito bem escrito, com ótimos diálogos, cenas memoráveis, uma produção caprichadíssima e atuações que beiram a perfeição. Sem contar que o longa é uma linda homenagem a cultura nordestina, que é extremamente rica. Enfim, é um filmão dirigido por Guel Arraes.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é entender a arte cinematográfica como um todo e se permitir mergulhar por mundos, universos e histórias incríveis, despertando nossa imaginação e nos permitindo sonhar, deixando durante um período de tempo a turbulência do nosso cotidiano de lado. Ser cinéfilo é se apaixonar por uma das artes mais completas que existe.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Normalmente, isso era o certo. Mas como nós bem sabemos, mesmo o cinema sendo uma arte espetacular, é também uma grandiosa fábrica de se fazer dinheiro. Embora um grande amante da sétima arte esteja por trás de tal programação, ele também quer ganhar pelo que ele exibe. Mas isso não é algo ruim. Ruim mesmo é quando os responsáveis se preocupam apenas com os lucros e acabam entregando qualquer coisa para o público.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Do fundo do meu coração, eu espero que não. Mesmo que hoje em dia exista vários serviços de Streaming e que eles tragam mais facilidade e comodidade na hora de ver um filme, nenhum deles jamais conseguirá reproduzir a sensação incrível que é curtir um filme no cinema, diante de uma tela enorme e uma qualidade de som superior, o que contribui para uma total imersão da obra.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Essa é difícil rsrsr. Não sei se muitos viram, mas eu recomendaria Rafiki, um excelente drama/romance do Quênia dirigido por Wanuri Kahiu. Mais pessoas deviam ver essa obra, pois é um filme belíssimo em questão de história e produção, além de trabalhar com temas fortes e sensíveis. Ótimo filme!

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não acho que deveria abrir. É fato que o cinema faz falta, mas a saúde e principalmente a vida são muito mais importantes. Para ter mais certeza e segurança, é melhor esperarmos pela vacina. O cinema conta com 125 anos de história, portanto, vale a pena se aventurar por essa história enquanto aguardamos a imunização.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O nosso cinema brasileiro tem muitos exemplos de excelentes filmes. Mesmo que em alguns casos, esses filmes não contem com os mesmos orçamentos exorbitantes dos filmes de Hollywood, temos vários exemplos de filmes de muita qualidade em questões de produção, roteiro, direção e atuações. Infelizmente, muita gente considera o cinema nacional ruim porque para cada filme muito bom como Tropa de Elite, Central do Brasil, O Auto da Compadecida e Bacurau, também temos bombas como Os Parças, É Fada e Até que a Sorte as Separe. Ai não dá. Mas se até lá fora existem filmes de péssima qualidade, porque aqui não pode ter também, né? O que não pode acontecer é alguém dizer que nenhum filme do cinema brasileiro é bom, o que é um absurdo de se dizer.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Quando um filme é com o Rodrigo Santoro ou o Wagner Moura, sempre fico de olho e procuro conferir. Os dois são ótimos.

 

12) Defina cinema com uma frase:

‘’Uma das melhores invenções da humanidade’’.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Lembro como se fosse ontem. Durante uma sessão de Resident Evil 3, tinha uma pessoa quase do meu lado filmando a tela com uma câmera, obviamente para vender a cópia na pirataria. De repente, outro chegou bem do lado dele e perguntou ‘’Ei! Tá gravando aí?’’. A pessoa que estava filmando ficou brava porque tinha estragado a filmagem dela e eu me segurei para não rir. Depois disso, ele desligou a câmera e terminou de ver o filme.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Simplesmente um dos piores e mais ridículos filmes do cinema nacional. É o típico exemplar de filme que envergonha a história do nosso cinema. Se pudesse, eu apagaria para sempre da memória a existência dessa porcaria.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente. Acredito que se o cineasta for dedicado, comprometido e tiver força de vontade, ele é capaz de entregar um bom filme. Mas é claro que, mesmo que não seja um cinéfilo, ele precisa conhecer bem a linguagem cinematográfica.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Birdemic: Shock And Terror de 2010. Meus olhos sangraram ao final do filme. Chamar essa bomba de ruim seria elogio.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Documentário é um gênero que tenho pouco contato. Mas se fosse citar um que gostei muito, ficaria com Homecoming: Beyoncé Knowles-Carter’ da Netflix, produzido e dirigido pela cantora Beyoncé. Tem uma trilha sonora ótima e os temas abordados são muito legais.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Para muitos filmes. O último filme que fiz isso foi Vingadores Ultimato. A Marvel mandou bem demais com esse filme.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Posso citar dois? Mandy de Panos Cosmatos e A cor que caiu do espaço de Richard Stanley.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Cinema Em Cena do ótimo Pablo Villaça e labcine.net do meu parceiro

Posts Relacionados: