08/11/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #539 - Rafael Coutinho


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso convidado de hoje é cinéfilo, de Juiz de Fora (Minas Gerais). Rafael Coutinho tem 28 anos. É doutorando em literatura comparada pela UFRJ, professor de educação básica, dramaturgo e cinéfilo, que se comunica em seu canal do Youtube Estante do tio Coutinho. Apaixonado por roteiros e animações, tenta não passar um dia sequer sem os filmes, que como diz Caetano Veloso sobre os livros: "lançam mundos no mundo".

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Acaba que hoje em dia é o UCI Kinoplex, não tanto pela proposta, mas pelo tamanho da rede, então acabam aparecendo filmes interessantes. Hoje na cidade só existem cinemas de shopping.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Foi Star Wars episódio 1, pois é! Eu até considero como o primeiro filme que vi numa sala de cinema, apesar de ter sido Mortal Kombat 2 kkkk. Era legendado, não lia muito bem por ser criança, meu pai que tinha me levado escondido das minhas irmãs por vez ou outra se esquecia de ler pra mim, mas não importava, ver aquelas imagens ali já bastava.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Hoje considero os Irmãos Coen como meus diretores favoritos, principalmente pelas suas comedias niilistas, e aí destaco o subestimado Queime depois de ler.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Central do Brasil. Sou educador e ouvir a criança, olhar a sua história são coisas que me emocionam muito. E a Fernanda Montenegro guia essa história magistralmente.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É gostar de ver histórias por essas janelas que são as telas. Pensar o mundo com imagens.

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Como qualquer área, os cinemas estão dominados pelo marketing e pretensões de lucros, o resto é bônus.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não. Ou quero acreditar que não. A experiência coletiva diante de uma obra de arte é essencial para o mundo, um direito que nós temos e precisamos nos conscientizar disso.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Sou muito fã de roteiros instigantes, então indico Mike Leigh que não é um diretor badalado: O segredo de Vera Drake e Simplesmente Feliz.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Jamais! Vacina para todos!

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Incrível! Como sempre foi, inventivo e engajado.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Kleber Mendonça Filho, acho que vem muito dele a discussão sobre nossa tendência para a visão sudestina em nossa arte.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema são imagens e recortes de seus tempos.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Quando fui assistir A Bruxa (muitos já se esqueceram, mas o filme gerou uma super discussão sobre ser terror ou não e pautas feministas da história) dois caras riram o filme inteiro e debocharam de cenas. Ao fim, uma mulher começou a tretar com eles, maior bate boca super exaltados. Depois vi que era minha professora de artes do ensino médio kkkk.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Andou para que muitos voassem! Essa tendência nova de princesas multiculturais etc, pioneirismo brasileiro

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não. Mas para o filme ficar bom aí eu acho que sim kkkk.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Eu sou muito generoso com filmes kkkk Mas vou citar um que eu não curti recentemente e comecei a achar uma graça quando fiz a conexão: Lamb - é a Senhora do Destino da A24, só que a Maria do Carmo e a Lindalva são ovelhas e a Nazaré é humana e rouba essa ovelhinha pra si. Ridículo kkkk

 

17) Qual seu documentário preferido?

Jogo de cena, por eu ser do teatro, por brincar com o que é ficcional, e como a montagem produz narrativa. E pelo Eduardo ter Coutinho no nome que nem eu kkkk.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Bacurau! Grande experiência coletiva, público todo envolvido.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Arizona Nunca Mais, Nicolas Cage com meus diretores favoritos.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Letterboxd mesmo, antes era o Filmow, mas não migrou bem para o celular. Gosto de ver opiniões de críticos e público juntas em um mesmo lugar.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Netflix, pela recorrência. Mas HBO Max está encostando.