04/08/2022

,

Crítica do filme: 'Trem-Bala'


Quando a comédia encaixa na ação. Chegou aos cinemas na primeira semana de agosto um filme divertido, empolgante que encaixa tons cômicos dentro de uma série de sequências de ação de tirar o fôlego. Trem-Bala, dirigido pelo cineasta David Leitch, tem um roteiro dinâmico, contando ao público histórias dentro de outras histórias de forma eletrizante. Se piscar perde uma parte do quebra-cabeça imposto que ainda possui grandes atuações com um elenco nota 10 encabeçado pelo astro mundial Brad Pitt. O roteiro, grande trunfo dessa produção, é escrito por Zak Olkewicz, baseado no romance homônimo do escritor japonês Kōtarō Isaka.


Na trama, conhecemos um assassino de aluguel, zen, que não usa armas, que diz ter falta de sorte que para uma nova missão recebe o codinome de Joaninha (Brad Pitt). Essa missão consiste em entrar em um trem bala no Japão, roubar uma maleta cheia de dinheiro e sair imperceptível. A questão é que outros personagens estão dentro dessa locomotiva urbana com objetivos parecidos. Assim conhecemos uma dupla de assassinos que estão levando o filho de um terrível assassino de volta ao lar, uma jovem enigmática mas que já se antecedeu a tudo que poderia acontecer nessa jornada e outros personagens que vão se somando a uma sequência eletrizante atrás da outra.  


Um filme de ação violento ou uma comédia de riso fácil (pastelão)? Rodado todo em Tóquio, no Japão, o projeto caminha por linhas tênues entre a ação e a comédia. Essa fórmula acaba se encaixando com o dinamismo e força do roteiro que introduz muitos personagens sem deixar de nos mostrar ações e consequências de cada um deles. A estrutura pode ser considerada parecida com um jogo de RPG, nessa criação de narrativas em torno de um enredo, dando a impressão sempre após as reviravoltas que estamos vendo uma história dentro de outra história.


O filme, produzido pelo cineasta e também produtor Antoine Fuqua, é bastante violento e ganhou uma alta classificação. Lembra Tarantino? Sim. Mas lembra muito mais filmes orientais sobre vingança onde os duelos mortais são o epicentro e dão maior sentido para a trajetória dos personagens. Os diálogos aqui, alguns simplesmente sensacionais, são as molas propulsoras de abre alas para ações constantes.


Trem-Bala é um filme para você que gosta de se divertir vendo um filme, sem se importar com os detalhes. Você ri, se surpreende e até mesmo conversa muito sobre ele quando a sessão acaba.