20/08/2022

,

Crítica do filme: 'A Verdadeira História do Roubo do Século'


As explicações entre o simples e o mirabolantes de um dos mais famosos roubos de todo o mundo. Disponível no catálogo da Netflix, o documentário A Verdadeira História do Roubo do Século nos leva de volta à Argentina no ano de 2006 onde um grupo de pessoas conseguiu roubar uma enorme quantia (até hoje não se sabe ao certo quanto) de dinheiro do Banco Río em Acassuso (situada na brande Buenos Aires). Aqui, com depoimentos dos próprios criminosos e pessoas que estiveram como coadjuvantes no dia do roubo, vamos sabendo surpreendentes detalhes desde o plano até o intenso pós assalto.


O líder do grupo, Fernando Araujo, certo dia pensou que poderia roubar um banco. Ele planejou, estudou todas as variáveis, achou as pessoas certas para o trabalho e executou um mirabolante plano que confundiu a polícia argentina a todo instante inclusive dando uma enorme margem de fuga para o bando. Teve encenação desde o início do assalto, teve um gigantesco buraco construído a partir da rede de esgoto, teve gente que não deveria saber do plano e soube (o grande erro do assalto), várias variáveis que tiraram o selo de convencional  dessa operação que deu muita dor de cabeça à polícia ainda mais com a pressão sofrida pelo circo midiático que a ação se tornou. O documentário apresenta depoimentos do lado da lei, suas versões sobre os desenrolares da investigação como um todo.


A moral da história existe e fica muito evidente quando enxergamos os contrapontos, os antônimos dessa história. Araujo deixa de forma bem objetiva a questão do porquê roubar um banco, quase um espírito de Robin Hood dentro da ótica da crise financeira argentina de 2001 e os desenrolares que atingiram grande parte daquela nação, que pode estar ligado à questão do ‘corralito’ (nome informal de um conjunto de medidas econômicas adotadas pela Argentina nessa época mencionada).


No ano de 2020 teve o lançamento de O Roubo do Século, versão de ficção sobre essa história estrelada por Guillermo Francella, Diego Peretti e grande elenco. Um projeto com talvez mais licenças poéticas do que esse documentário. Por meio de depoimentos de quase todos os integrantes do assalto A Verdadeira História do Roubo do Século é surpreendente, instigante, nos leva de alguma forma até o acesso à mente desse grupo de pessoas que traçaram um objetivo, executaram e pagaram o preço.