17/11/2022

,

Pausa para uma série: 'Reboot'


As redescobertas da vida com toques de humor. Chegou esse ano na Star+ um seriado que por meio de sua proposta de metalinguagem nos leva a reflexões sobre o antes e depois de algumas pessoas que trabalham no universo de um seriado que ganhou uma nova chance após 20 anos. Camuflado de comédia, o projeto é um poderoso drama que aborda conflitos diversos que caminham na imaturidade das relações humanas. Criado por Steven Levitan, um dos criadores do sucesso Modern Family, Reboot é uma aula de abordagem à temas tabus de forma leve e inteligente.


Na trama, conhecemos quatro artistas que são novamente chamados para revisitar seus antigos personagens de um seriado que estreou duas décadas atrás. Tem o Reed (Keegan-Michael Key), um ator que após largar a série original acabou não tendo mais sucesso na carreira. Tem a Brie (Judy Greer), uma artista de poucos trabalhos q largou a profissão para se casar com um Duque em outro país. Tem o Clay (Johnny Knoxville) que luta contra o alcoolismo em um momento onde busca redenção para todos seus dramas do presente que são ligados ao passado. Tem o Zack (Calum Worthy), um jovem de 24 anos, que na época do seriado original era apenas uma criança, e agora busca sua identidade em uma carreira de altos e baixos. Além dos artistas, há um foco grande também nos criadores da série: Gordon (Paul Reiser) e Hannah (Rachel Bloom).


Há uma harmonia muito interessante na narrativa que consegue explorar a cada episódio vários conflitos que seus ótimos personagens percorrem ao longo de toda a jornada de gravações e criações do seriado. Nada fica preso a um personagem, todos tem espaço. A metalinguagem aqui tem um papel de nostalgia, fazendo o público relembrar outros tipos de comédia que eram feitas em grande quantidade e muitos paralelos com as relações, ligados pela veia cômica, traçando assim debates sobre a carreira profissional, relações amorosas mal resolvidas, frustrações, imaturidade, as descobertas dos obstáculos para um primeiro amor, a sexualidade. Reboot navega com muito inteligência em assuntos tabus trazendo um frescor leve e contemporâneo para pontos de vistas diferente sobre vários assuntos.


Uma das gratas surpresas no universo das séries lançadas nesse segundo semestre de 2022, Reboot objetiva as polêmicas jogando no ventilador hilários debates num choque divertido entre o passado e o presente.