01/08/2022

,

Crítica do filme: 'As Verdades'


Os fatos e suas versões entre o drama, o amor e o policial. Chegou de maneira quase desapercebida no mercado exibidor brasileiro em meados de 2022, o longa-metragem As Verdades, dirigido por José Eduardo Belmonte. O filme nos leva para um labirinto emocional constante de um protagonista que precisa desvendar as verdades a partir de três versões sobre um mesmo crime. Assim, somos guiados pela via sem volta da inconsequência, da instabilidade de uma desilusão amorosa do passado, da corrupção política, tudo isso girando em torno de um homem e um passado preso ao lugar onde mantém memórias constantes. O projeto é protagonizado por Lázaro Ramos e Bianca Bin.


Na trama, conhecemos o policial Josué (Lázaro Ramos), um homem que volta para uma cidade onde viveu muitos anos para assumir um novo posto na delegacia da cidade. Logo no seu primeiro caso, se vê envolvido na tentativa de assassinato de Valmir (Zécarlos Machado), um candidato a prefeito. Assim, chega até ele três versões sobre os fatos ocorridos nessa situação, a versão de um matador chamado Cícero (Thomas Aquino), a versão do candidato a prefeito e a versão da noiva desse candidato, Francisca (Bianca Bin), essa, um antigo amor de Josué. Ao longo dos 103 minutos de projeção vamos buscando junto ao personagem entender o que de fato aconteceu nessa história.


Navegando em muitos momentos pelo gênero policial o projeto encontra seus outros paralelos no drama e romance. Isso tudo é possível por conta da profundidade do protagonista e suas emoções por uma das envolvidas. O roteiro não busca logo de cara solucionar a situação da tentativa de homicídio, na verdade tende a ter o foco no seu protagonista e seus conflitos, por meio de lembrança vamos conhecendo melhor o personagem e as origens do envolvimento dele com Francisca, ponto chave da história. Essa última, uma personagem indecifrável do início ao fim. Ótima atuação da Bianca Bin.


Filmado em Itacaré, na Bahia, As Verdades busca em seu roteiro retratar um homem e seus conflitos, percorrendo uma estrada por respostas sobre até aonde um envolvimento com uma das suspeitas do caso influencia suas atitudes e decisões. Acreditar nas suas verdades pode ser o mais correto mesmo quando existem outras verdades?