26/05/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #428 - Gabriel Domingues


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Rio Grande (Rio Grande do Sul). Gabriel Domingues tem 26 anos, é Bacharel em Direito e Advogado, mas sua verdadeira paixão é pelo cinema, tanto que durante a faculdade teve a oportunidade de apresentar e discutir trabalhos que reunissem o pensamento jurídico com a sétima arte em obras como "A Caça" (2012) e "12 Homens e uma Sentença" (1957). Foi justamente dessa paixão que surgiu a ideia junto com um amigo de criar o canal "A Sétima Arte" no Youtube lá em outubro de 2014, depois surgiu também a página no Instagram (@asetimaarte_), dois espaços nos quais eles falam sobre filmes, seja qual for o gênero, país ou época do lançamento.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Atualmente na minha cidade (que tem cerca de 200 mil habitantes, um porte médio) temos dois shoppings com redes grandes de cinema (Cinesystem e Cineflix), minha preferida é a da rede Cineflix pois fica mais próxima a minha casa, mas durante muitos anos aqui em Rio Grande não tivemos essas grandes marcas, então o tradicional cinema de rua Cine Dunas do meu bairro é que salvava os cinéfilos, atualmente com a pandemia ele infelizmente está fechado.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Acho que foi logo na minha primeira experiência com o cinema, ao assistir o filme Dinossauro (2000) da Disney, quando tinha 5 anos, lembro de ficar encantado e também aterrorizado com algumas cenas rsrs, coisa de criança, até hoje tenho um carinho por esse filme.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Steven Spielberg, não teria como ser outro, antes mesmo de entender qual a importância de um diretor para o filme eu ouvia falar esse nome desde criança e depois fui me encantando cada vez mais com suas obras. Muito difícil escolher apenas um mas vou com o clássico Jurassic Park (1993), toda cena daquele filme é simplesmente memorável, e representa muito bem a magia e o encanto do cinema do Spielberg.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Homem que Copiava (2003), acho um filme extremamente inteligente e divertido de assistir, que une muito bem diversos gêneros (comédia, romance, drama, suspense).

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

 

Ser cinéfilo para mim é buscar o conhecimento pelo cinema e sua história, é ir assistir um filme sem preconceito, é saber prestigiar uma obra independente do ano em que foi lançada e entender qual seu peso para o cinema.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Nessas redes grandes de cinema que existem em múltiplos estados e cidades não é o caso né, apenas entram em cartaz filmes que tem potencial para gerar lucro, agora num cinema de rua/calçada como o que eu citei antes a história é diferente, normalmente esses são feitos por amantes do cinema que tem um conhecimento mais aprofundado da arte.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Se depender de mim nunca!! Eu adoro a comodidade e a acessibilidade que temos hoje, a facilidade de encontrar títulos nos catálogos dos streamings por exemplo, mas a experiência definitiva de se assistir um filme é numa sala de cinema, sem mais. Inclusive foi uma das coisas que eu mais senti falta nesses tempos de pandemia.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Tem um que eu adoro que se chama JCVD (2008), filme belga de drama/criminal estrelado por Jean-Claude Van Damme, gosto desse filme pois sou fã do ator e penso que é um bom exemplo de desmistificação de que atores que construíram sua carreira no cinema de ação não são capazes de atuar em papéis mais sérios ou diferentes, nesse filme Van Damme desconstrói toda aquela figura pop que víamos em O Grande Dragão Branco e entrega uma atuação honesta, emocionante, e com um monólogo maravilhoso, recomendo muito!!

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acredito que sim, tendo toda a segurança e cuidados necessários nesse momento, higienização, com metade da lotação e assentos intercalados, saída e entrada das sessões de forma organizada e com fila distanciada, eu vejo como um espaço que poderia ser seguro.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro é incrível, o que ele não tem é apoio, nem do governo nem das grandes redes de cinema, e aí entra a discussão, é raríssimo ver filmes nacionais interessantes nessas redes ganhando destaque, tirando alguns que costumam ser apenas sucesso de bilheteria e não de crítica, acabamos tendo que recorrer a festivais e a streamings para ver cinema nacional de qualidade pois ele não ganha o devido espaço.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Gosto muito do trabalho do diretor Fernando Meirelles, fico orgulhoso de ver o lugar de destaque que o mesmo atingiu, penso ser motivo de inspiração para muitos cineastas brasileiros que estão começando hoje.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Parafraseando uma das minhas frases preferidas do cinema e da literatura ("A vida encontra um meio", Jurassic Park), eu diria que no cinema a arte encontra um meio, de transmitir uma mensagem, uma visão, de emocionar, de provocar uma infinidade de sensações.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Não cheguei a presenciar uma história particularmente inusitada rsrs, mas já teve aquela clássica vez onde erramos de sala e começamos a ver um filme diferente (quem nunca?), também teve outra que o filme começou com a imagem ruim numa sessão 3D, aí após alguns minutos corrigiram o erro e recomeçaram o filme kkk... Esse tipo de coisa.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Nunca assisti kkkk... Conheço pelos memes apenas.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que não, vai muito do tipo de obra que aquele diretor faz, por exemplo, é impossível separar a obra do Tarantino do seu amor pelo cinema, seus filmes são praticamente um tributo a essa arte, mas cada caso é um caso rsrs.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Vou de polêmica agora: A Árvore da Vida (2011), sei que é um filme naquele estilo ame ou odeie, e eu estou no último grupo, acho um filme totalmente pretensioso, foi um verdadeiro sacrifício assistir até o final, uma primeira experiência muito ruim com o Malick, que depois eu vi dele Além da Linha Vermelha (1998) e achei fantástico, sinal que não se deve julgar por um trabalho só kkkk. Mas vou deixar um adendo aqui nessa categoria pois percebo que muitas pessoas às vezes avaliam um filme lá embaixo, dão nota mínima, pois simplesmente se decepcionaram com o filme, e eu vejo como algo bem diferente "decepção" de colocar como "pior filme", como sugestão de um filme realmente ruim onde você não salva roteiro, atuação, efeitos, nem nada eu deixo aqui Jornada a Promethea (2010), esse é ruim de doer.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Tem alguns que realmente me impactaram muito, mas se eu tivesse que escolher só um seria Blackfish (2013), documentário que fala sobre a captura e cativeiro das orcas em parques como o SeaWorld, esse é de levar às lágrimas e revoltar diante de todo o sofrimento que é imposto a esses seres incríveis.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Pior que não rsrs, mas sempre tive essa vontade, mas nenhuma sessão que eu já fui teve essa coisa coletiva e eu fiquei meio assim de fazer sozinho ou de iniciar kkkk.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Sendo um fã dos filmes de ação vou com o excelente A Outra Face (1997), mas tem outros dessa mesma época que eu amo dele também como Con Air (1997) e A Rocha (1996), Nicolas Cage um ator que mesmo sendo cultuado ainda é subestimado kkkk, ficam lembrando das bombas que ele faz hoje mas o cara manda bem em diversos gêneros de filmes.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Gosto muito do IMDb (Internet Movie Database), site onde vejo de tudo sobre o cinema, notícias, curiosidades, críticas de filmes.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

O primeiro seria a Netflix, clássica resposta rsrs, mas também adoro o catálogo do Prime Video.