08/02/2012

Crítica do filme - 'Star Wars – A Ameaça Fantasma 3D (2012)'

Sabe aquela camisa velha do Star Wars jogada no canto do seu armário? Pode passar o ferro nela! A saga mais famosa da história da sétima arte está de volta às telonas. Escrito e dirigido por George Lucas, ‘Star Wars – A Ameaça Fantasma’ agora é em 3D. Será que isso é uma coisa boa, ruim ou tanto faz?

13 anos se passaram desde o primeiro encontro dos fanáticos fãs da franquia com seus queridos protagonistas desse episódio que é o primeiro (mas não foi filmado, nem exibido primeiro, como sabem) de uma série de seis filmes. No caso deste voltamos a conferir: naves super poderosas, criaturas esquisitas, maravilhosas cenas subaquáticas além do maravilhoso som do sabres de luz nos duelos.

Muito bom rever personagens que marcaram a vida de muitos cinéfilos mundo à fora.

O grande Mestre Jedi Qui-Gon Jinn, interpretado com muita serenidade pelo Liam Neeson e seu sabre de Luz verde. Obi-Wan Kenobi, que tem papel importante nos outros filmes, e seu sotaque inglês característico do ator escocês Ewan McGregor. A sempre bela Natalie Portman com apenas 18 anos na pele da Rainha Amidala. O trapalhão Jar Jar Binks, R2-D2 e o ciborgue de relações humanas C3-PO, também reaparecem para delírio dos Nerds de plantão. O maior destaque vai para o futuro Darth Vader, Anakin Skywalker, interpretado pelo ator Jake Lloyd.

Na trama, uma guerra nas estrelas está para ser declarada e dois nobres Mestres Jedi precisam proteger a Rainha Amidala das garras dos inimigos. Acabam chegando em Tatooine (um lugar onde a república não chegou) onde conhecem o personagem mais importantes para a continuação da saga, Anakin Skywalker. Todos esses personagens juntos começam assim uma grande batalha entre os lados da força.

Falando rapidamente da nova resolução, o 3D não fez efeito.  Fica evidente na tela, fora os créditos iniciais (que ficaram legais na resolução nova), que o longa não foi planejado para ser exibido dessa maneira.

A partir do dia 10 de fevereiro, essa aventura, adorada pelos amantes da sétima arte volta às salas de exibição. Que a força esteja no 3D, ou melhor, que a força esteja com você!