21/01/2020

Crítica do filme: 'Quem com Ferro Fere'


Até aonde pode ser movido pela vingança? Feridas do passado que não cicatrizam, tem solução? Disponível no catálogo da Netflix, o thriller espanhol Quem com Ferro Fere é composto de uma roteiro com arcos detalhistas que busca compor as diferentes personalidades que navegam em uma trama com mistérios, violência e uma sede incontrolável de vingança. No papel principal, o excelente Luis Tosar (dos excelentes Enquanto Você Dorme, Cela 211 e Segunda-Feira ao Sol) que mais uma vez brinda os cinéfilos com uma atuação intensa e explosiva. Dirigido por Paco Plaza (do sucesso [Rec]), Quem com Ferro Fere é mais um ótimo trabalho espanhol no mundo da sétima arte.


Na trama, conhecemos o enfermeiro Mario (Luis Tosar), um homem atencioso e carinhoso, adorado por todos na clínica de idosos onde trabalha. Sua vida anda às mil maravilhas, é um ótimo profissional e sua esposa está a beira de dar a luz ao primeiro filho do casal. Tudo muda radicalmente quando chega até a clínica um novo paciente, Antonio Padin (Xan Cejudo), um homem conhecido por toda a comunidade como um perigoso bandido chefe de um clã ligado a morte e tráfico de drogas. Só que Mario tem um passado que o liga a Padin e dessa interseção uma série de acontecimentos transformam de vez o destino do enfermeiro.


A abordagem psicológica do protagonista é o grande guia de navegação dessa misteriosa trama que vai mostrando suas facetas aos poucos. Luis Tosar, que já vivera no cinema personagens com muita complexidade psicológica mais uma vez se entrega ao máximo. Com subtramas rasas mas que apresentam um peça para compor o tabuleiro final, o roteiro costura com bastante calma, segurando o ritmo, suas reviravoltas. O nosso guia, ou melhor dizendo, a maneira que interagimos com a primeira ótica quando olhamos para a telona são os passos controlados, os medos e a aflição desse imprevisível protagonista. O filme guarda para seu arco final um desfecho impactante para o seu clímax que navega pela fita assim que descobrimos qual a conexão entre enfermeiro e paciente. Vale a pena conferir.