22/09/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #101 - Renata Boldrini


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila e uma das grandes referências para nós cinéfilos quando pensamos em dicas e curiosidades sobre a sétima arte. Renata Boldrini transmite todo seu conhecimento com muito carisma por diversas plataformas: na rádio JB FM, nas suas redes sociais e no canal Telecine.  Uma grande defensora do cinema, entrevistou centenas de artistas consagrados trazendo para o público cinéfilo mais curiosidades sobre as produções. Uma grande honra ter a Renata aqui no nosso especial.


Obs: Desde de pequeno eu vejo as coberturas da Renata, lembro principalmente dela entrevistando os artistas no Oscar. Sempre com reportagens muito legais! Rê, continue sendo essa referência para todos nós que amamos a sétima arte. Obrigado por encontrar um tempo para responder nossas perguntas na sua agenda mega lotada.

 


1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

FREQUENTO SALAS POR MOTIVOS DIFERENTES. PELA PROGRAMAÇÃO, PELA QUALIDADE DE SOM E IMAGEM... SENDO ASSIM AS QUE ACABO FREQUENTANDO MAIS SÃO GRUPO ESTAÇÃO, UCI E CINEMARK.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

DESDE O PRIMEIRO QUE ASSISTI NO CINEMA, O PRIMEIRO SUPERMAN. FIQUEI MARAVILHADA.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

TARANTINO MAS NÃO SEI SE TENHO CONDIÇÕES DE ESCOLHER UM FILME DELE. AMO TODOS.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

IMPOSSÍVEL ESCOLHER UM NACIONAL FAVORITO. TEMOS MUITAS OBRAS PRIMAS QUE ESTÃO EM PÉ DE IGUALDADE. MAS PRA CITAR DOIS PREFERIDOS ENTÃO DO ANO PASSADO COLOCARIA BACURAU E A VIDA INVISÍVEL.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É SE EMOCIONAR COM A ARTE DO CINEMA EM SI, CONSEGUIR ENXERGAR ALÉM DAS IMAGENS QUE VEMOS NO CINEMA, É SENTIR A EXPERIÊNCIA E SAIR MAIS RICO COM ELA A CASA SESSÃO.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

 

ISSO TAMBÉM DEPENDE DO CINEMA E DO PERFIL DE CADA CINEMA. ACHO QUE CADA UM ATENDE BEM O TIPO DE PÚBLICO QUE QUER ATINGIR.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

ESPERO QUE NÃO! E ACREDITO SINCERAMENTE QUE NÃO MESMO. O CINEMA COMO FALEI, É UMA EXPERIÊNCIA. NADA SE COMPARA. AINDA QUE VOCÊ TENHA UMA TELA DE 200 POLEGADAS EM CASA NÃO VAI TRADUZIR A EXPERIÊNCIA COLETIVA DE ESTAR NUMA SESSÃO. IMAGINA NÃO VIVER AQUELA SENSAÇÃO DE VER O FINAL DA SAGA STAR WARS COM TANTOS FÃS EMOCIONADOS, VIBRANDO AO MESMO TEMPO? O MESMO COM TANTAS PRODUÇÕES.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

INDICO TRÊS VERÕES, DA SANDRA KOGUT QUE ACABOU DE ESTREAR NO STREAMING DO TELECINE! INÉDITO! FILME MARAVILHOSO.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

DEPENDE DA SITUAÇÃO DE CADA LUGAR. OS CINEMAS ESTÃO SE PREPARANDO MUITO BEM COM TODAS AS NORMAS E PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PRA RECEBER O PÚBLICO. VISITEI SEMANAS ATRÁS O UCI PRA VER COMO VAI SER E ME SENTI MUITO SEGURA COM AS PROVIDÊNCIAS TODAS QUE ELES ESTÃO TOMANDO.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

JÁ NÃO É DE HOJE QUE O CINEMA BRASILEIRO VEM MOSTRANDO SUA FORÇA E COMPETÊNCIA. ESTAMOS BASICAMENTE TODOS OS ANOS NOS ÚLTIMOS ANOS COMPETINDO NOS MAIORES FESTIVAIS DE CINEMA DO MUNDO E NÃO RARO SAIMOS PREMIADOS. O NOSSO CINEMA É EXCELENTE, DIVERSO E MOSTRA O QUANTO TEMOS UMA CULTURA COMPETENTE QUE MERECE INCENTIVO E RESPEITO. DUAS COISAS QUE INFELIZMENTE ESTÃO EM FALTA NO MOMENTO. VIVEMOS UM PERÍODO MUITO SOMBRIO PRA CULTURA BRASILEIRA DE FORMA GERAL MAS O CINEMA VAI RESISTIR E SEGUIR FAZENDO HISTÓRIA.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

KLEBER MENDONÇA FILHO, SANDRA KOGUT, KARIM AINUZ, LAÍS BODANZKY, SÃO TANTOS...