27/10/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #152 - Karina Oliveira


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Manaus. Karina Oliveira, tem 22 anos. É criadora do Instagram @entusiastadecinema.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Frequento bastante Playarte Manauara, por ser mais perto da minha casa, tem uma ótima estrutura e excelente atendimento.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Madagascar, eu tinha uns 7 anos e nunca imaginava como era um cinema e quando, na primeira vez, que eu fui para uma sala de cinema eu fiquei encantada e já queria ir de novo, chamava minha família e amigos pra ir junto (chamo até hoje) hahahaha.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Christopher Nolan - A Origem e Batman: O Cavalheiro das Trevas

Quentin Tarantino – Bastardos Inglórios.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Bacurau, não tenho palavras para esse filme. Épico, um hino de filme. Fico tão feliz ganhando vários prêmios, merecidíssimo.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É amar a sétima arte. Não é só assisti um filme e sim, entender sua mensagem, discutir e apreciar.

 

6) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu acredito que não, porque estar dentro de uma sala de cinema é diferente de assistir dentro da sua casa, é uma experiência única.

 

7) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O Escândalo.

 

8) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Selton Melo e Rodrigo Santoro.

 

9) Defina cinema com uma frase:

Cinema é um modo divino de contar histórias. – Federino Fellini.

 

10) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Em 2017, eu tinha 19 anos e fui sozinha pro cinema assistir Jogos Mortais: Jigsaw (o filme era para maiores de 18 anos), e pensei: tudo bem, já sou maior de idade. Cheguei na bilheteria e eles pediram para ver meu RG pra comprovar minha idade, demorou um pouco para analisarem meu documento e já estava achando estranho, porém consegui e paguei o ingresso. No meio do filme, dois funcionários do cinema pediram para eu sair da sala, pois pensavam que eu tinha menos de 18 (tinha cara de novinha) e falei que não, eles perguntaram onde estavam meus pais e se eu estava sozinha. Então, eles pediram todos os meus documentos, RG, carteira de habilitação, ingresso (gente, guardem o ingresso até o fim da sessão, pois podem pedir se acontecer algum imprevisto). Por fim, só perdi uns 10 minutos de filme, porém deu tudo certo e fiquei na sala de cinema mesmo.

 

11) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não, contando que tenha um bom conhecimento e que não faça de qualquer jeito.

 

12) Qual o pior filme que você viu na vida?

365 Dias.

 

13) Qual seu documentário preferido?

Investigação Criminal.

 

14) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Claro, quando vi Aladdin, Vingadores: Ultimato, Bohemian Rhapsody...

 

15) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Outra Face.