30/11/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #197 - Guilherme Santana


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de São Paulo. Guilherme Santana tem 21 anos, é estudante de Educação Física, criador do Diário do Cinema, uma Página que começou no Facebook quando ele tinha 14 anos. Hoje, o Diário do Cinema está no Facebook, Instagram (@diariodocinemaoficial), YouTube, TikTok e futuramente no Twitter também. Desde muito criança sempre assistiu muitos filmes por ficar muito em casa, nisso acabou resultando nessa sua paixão por cinema e filmes.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Até hoje a minha sala preferida e a "X-D Extreme" do Cinemark no Shopping SP Market, foi a primeira sala de cinema que eu entrei que era diferente das salas 2D e 3D. Pois ela possui uma estrutura em arquibancada muito inclinada, ou seja, não importa onde você sentar, a pessoa que está na sua frente não irá te atrapalhar. A distância entre uma fileira e outro é boa, então as pessoas conseguem transitar sem problemas, e as poltronas são muito confortáveis com encosto até altura da cabeça. E acredito que o motivo principal que me faz adorar essa sala, e a imersão que ela proporciona, a tela gigantesca com um som incrível. E normalmente nesta sala só passa os grandes lançamentos, então é muito legal assistir os Blockbusters nesta sala.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Sem dúvidas Vingadores (2012), eu poderia mencionar também Kung-Fu Panda que foi o primeiro filme que assisti no cinema e foi uma experiência incrível. Mas quando eu assisti o primeiro filme dos Vingadores eu tinha 12 anos e já gostava muito de heróis em geral, e foi a primeira vez que eu vi pessoas irem a loucura no cinema, todo muito rindo super se divertindo, foi uma experiência sensacional, e a partir daí eu comecei a pesquisar mais sobre os futuros filmes da Marvel, e consequentemente pesquisar sobre cinema também. 

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Olha pra falar a verdade eu não tenho um diretor preferido em particular, existem diretores que eu adoro muito os filmes deles, como o Quentin Tarantino, Steven Spielberg, Tim Burton entre outros. Mas tem uma cara que está começando com tudo, e eu gosto muito mesmo! Dos três filmes que ele dirigiu até agora, que é o Ryan Coogler o diretor de Pantera Negra, se ele continuar lançando filmes incríveis assim, Ryan Coogler tem tudo pra se tornar o meu diretor preferido. E o meu filme preferido dele é Creed.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

 

Tropa de Elite, para mim esse filme é genial tanto tecnicamente como narrativamente, a história bem elaborada os personagens super envolvente, e um filme que mostra uma realidade pelo mesmo na minha visão, sem levantar bandeiras, ele bate em todos os lados e mostra muito bem como era e é até o hoje, a criminalidade no Brasil. 

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Pra mim ser cinéfilo não é apenas gostar de assistir filmes, porque gosta de assistir filme todo mundo gosta, como diria a crítica Carol Moreira: "O cinéfilo é a pessoa que quando vai assistir um DVD, clica na opção bônus". Ou seja, uma pessoa que não vê um filme apenas como um passatempo de duas horas, o cinéfilo é uma pessoa que quer saber como foi feito o filme, qual é a mensagem que o diretor quer passar pra você com determinada cena, vai atrás da história da sétima arte, que ama assistir filmes, e uma pessoa que vê o cinema como um todo.  

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Eu acredito que às programações são feitas por quem entende de dinheiro e como o mercado cinematográfico funciona. Por que querendo o não, muitos filmes são produtos que precisam ser vendidos, e assim como em qualquer outro rabo existe concorrentes e tendências, então as programações irão variar muito de acordo com o que as pessoas gostam de assistir. Nos anos 50 e 60 as pessoas gostavam de assistir filmes sobre faroeste, então o mercado vai entregar filmes de faroeste, se hoje as pessoas gostam de assistir filmes de Super-Heróis, então o mercado vai entregar filmes de Super-Heróis. O mercado vai investir mais, onde a mais demanda, se pessoas preferem assistir filmes dos Velozes e Furiosos, o mercado precisa de mais salas para exibir esses filmes.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que não, pode ser que elas percam ainda mais espaço para os serviços de Streaming, por terem mais acessibilidade, ainda mais se a gente pensar que as crianças que nascerem a partir de 2020, serão pessoas que nasceram sem saber como é viver sem a internet e todas as suas facilidades.  

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O Cidadão Ilustre, é um filme espanhol com uma atuação incrível do Oscar Martinez, o filme sabe dosar muito bem o humor e o drama.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Primeiro quem deveria decidir isso são as organizações de saúde, contudo parece que nem eles mesmo sabem o que devem ou não fazer, e olha que as pessoas que estão lá, são pessoas que estudaram, se preparam para a função que exercem. O problema é que tudo relacionado a Covid, virou algo politicamente ideológico, e essa situação que passamos hoje deveria ser combatido de uma forma cientificamente eficaz e não ideológica. 

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

A cada ano o cinema brasileiro vem melhorando, porém a cada dois filmes bons que fazemos, são lançados vinte ruins, existem muitas pessoas que adorariam fazer filmes e que possuem ideias boas, mas não conseguem executar suas ideais por conta de todas as barreiras burocráticas que existem. Se mais pessoas pudessem ter mais oportunidade de fazer filmes, com certeza a qualidade do cinema brasileiro seria melhor. Outro ponto que vejo que precisaria ser mudado também, seria a formação de roteiristas, o Brasil possui muitos bons diretores porém os bons roteiristas da pra se contar nos dedos.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura e o Ailton Graça, esses caras são sensacionais! Mas o Ailton Graça eu acho um excelente ator pela variedade de papéis que ele faz, ele alterna de uma forma genial as atuações de humor e drama.

 

12) Defina cinema com uma frase:

"Para se fazer um bom filme você só precisa de uma boa história e uma câmera na mão" - Alfred Hitchcock

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Eu nunca tenho muita sorte de vivenciar situações inusitadas, principalmente no cinema. Entretanto aconteceu uma situação quando eu estava assistindo o filme do Coringa, que vale a pena comentar. Eu estava assistindo o filme, com dois amigos que não entendem muito sobre cinema, e eu percebi que assim como eles muitas pessoas naquela sessão, não estavam com as perspectivas sendo correspondidas pelo filme. Até que um casal que estava há algumas fileiras frente a minha, levantou e foi embora dizendo que não estavam gostando do filme, e o homem ainda disse "da próxima vez eu escolho o filme". Pra mim que estava adorando o filme, fiquei um pouco incomodado com a atitude deles, pois eu estava tendo uma ótima experiência.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Há não.... esse filme eu me questiono até  hoje o que eles queriam fazer com aqui!

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente, porque se nós levarmos em consideração exatamente o que um diretor faz, qualquer pessoa que estuda audiovisual consegue dirigir um filme. É claro que se o diretor for um cinéfilo pode ajudar muito.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

É um filme que assisti recentemente, e até senti um pouco de vergonha alheia, Space Jam. No começo estava até divertido, mais depois o filme vira uma grande propaganda da Warner Bros. com o Michael Jordan como garoto propaganda.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Lixo extraordinário um documentário brasileiro de 2010, toda a história e a montagem desse documentário é incrível. Eu gosto muito também de um documentário chamado "Terráqueos" com a narração do Joaquin Phoenix, ele fala basicamente sobre como os seres humanos maltrata os animais, e um documentário muito forte e importante. 

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Em vários filmes, mas m normalmente só bato palma se eu gostar muito do filme.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Outra Face filme de 1997 esse filme meio trash, mais o Nicolas Cage e o John Travolta mandam muito bem neste filme.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

E um site que leio desde adolescente que é o Adoro Cinema, eu lembro até hoje quando eu não tinha internet em casa e ia para a Lan House ver o site e ler as notícias sobre o cinema. Eu lembro que eu via as notícias e depois assistia alguns vídeos do canal Omelete, que na época eu adorava.