26/01/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #258 - Gilberto Lima


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Nilópolis (RJ). Gilberto Lima tem 29 anos, é o criador da página @Cinevejabr no Instagram.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Aqui no município não tenho preferência de salas. Gosto de pegar a sessão das 19:00. Eu adoro assistir filmes no início da noite.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Homem Aranha (2002).

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Ridley ScottGladiador.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Caminho das Nuvens.  Filme maravilhoso com Wagner Moura e Claudia Abreu. Uma história de fé e perseverança. Me emociono sempre que assisto.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Eu estou sempre me conectando com a sétima arte. Me interesso por tudo ligado ao cinema. Tenho um gênero preferido (Drama), mas assisto de tudo! Se isso faz de mim um cinéfilo, Fico "felizaço!".

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Bom, dos cinemas que conheço, diria que 50% entende, sim!

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

É uma pergunta bem difícil. Mas eu acredito que não! A experiência, a sensação de assistir um filme na sala de cinema é única. Streaming nenhum vai proporcionar o que o cinema proporciona. Obs: Eu adoro streaming.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Relatos Selvagens. filme argentino de 2014, Dirigido por Damian Szifron.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Seguindo à risca todas as normas de segurança da OMS, sim!

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema nacional caiu bastante de produção. Sem o suporte do governo federal, a situação fica bem complicada.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura.

 

12) Defina cinema com uma frase:

O cinema é uma grande escola. Estou sempre aprendendo. Ele me proporciona diariamente, momentos de bastante reflexão! Cinema é arte!

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Eu e um amigo fomos assistir X Men - O Confronto Final no cinema em 2006. Gostamos muito do filme. Por diversas vezes vibramos é aplaudimos o longa durante a sessão. Quando terminou e as luzes acenderam, esse amigo meu levantou, quando foi descer a escadinha dentro da sala, teve cãibra na perna e acabou caindo em cima de casal que ainda estava sentado... hahahahaha... Nunca mais esqueço desse dia. Fiquei envergonhado por ele.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Um clássico do cinema nacional.. hahaa.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

A minha linha de raciocínio é a seguinte: Muitos diretores não se consideram cinéfilos,  mas são! Grande parte trabalha com cinema há anos, entendem de tudo e mais um pouco! Estão totalmente entregues, focados, imersos à setima arte. Pra mim, são cinéfilos, sim!

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Um Trash chamado Náusea Total.

 

17) Qual seu documentário preferido?

A Corporação.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

60 segundos.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Dalenogare.com