27/06/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #456 - Desirée Soares


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Santos (São Paulo). Desirée Soares tem 29 anos. É Jornalista, redatora e Social Media.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Gosto muito do Cine Roxy, porque é um cinema que tenho muita memória afetiva. Além disso, antes da pandemia eles tinham começado um projeto e estavam passando filmes mais artísticos, que participaram de premiações etc. Fora isso, é um cinema que sempre promovia pré-estreia com atrações (como bandas e cosplays) e coisas do tipo. Também realizava sempre sessões para convidados, muitas vezes seguida de bate-papo com diretor ou produtor do filme.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Não sei dizer exatamente um, mas sem dúvida vários da Disney! Eu tinha o VHS de quase todas as animações e via e revia diversas vezes!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Não ligo muito pra isso, mas eu gosto bastante dos trabalhos do Jordan Peele, Corra e Nós. E estou ansiosa por A Lenda de Candyman, que ele não dirigiu, mas escreveu e produziu.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Mmmm não consigo escolher um só... Mas O Auto da Compadecida acho que é unanimidade, né? Fora ele, que considero um clássico, gosto de filmes mais atuais, como Hoje Eu Quero Voltar Sozinho e Tudo Bem No Natal Que Vem.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É ficar ansioso com a data de estreia, com as fotos e os trailers de uma produção; é ir ao cinema cheio de energia e animação, e sair de lá realizado depois de ver um bom filme; é conversar com os amigos sobre o filme incrível que você acabou de ver e quer que eles vejam também; enfim, é amar filmes e cinema!

 

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que sim.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acho que não. Por mais que os streamings hoje sejam uma ótima opção, e mais viável em tempos de pandemia, as salas de cinema tem seu charme especial. Após a pandemia acredito que iremos voltar a sentir a magia que só uma sala de cinema proporciona.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O Homem da Terra. Eu indico esse filme toda vez que preciso indicar algum haha Minha dica é: vá sem saber nada da história. Adianto que é uma produção simples, e a história se passa em apenas um cenário, mas os diálogos são incríveis.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Aqui na minha cidade já reabriram, mas apenas 42% das pessoas já foram vacinadas. Eu entendo o lado dos empresários, mas eu prefiro não me arriscar e esperar estar vacinada.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Melhorou muito! Foi-se o tempo que era "cool" dizer que não gostava de cinema nacional. Hoje quem diz isso está totalmente fora da realidade. Acredito que nossa especialidade ainda é comédia, pelo menos é o gênero que eu mais gosto de consumir. Mas filmes com uma pegada jovem e um pouco de carga dramática também são muito bons.

 

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Não tem um, vejo pela sinopse/trailer.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é magia diante dos nossos olhos.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Uma vez eu estava esperando uma sessão começar, já estava dentro da sala. Eis que uma mulher perto de mim tira da bolsa um spray baygon, de matar barata, e começou a espirrar embaixo das cadeiras do cinema. Eu, minha madrinha e minha prima (que estavam comigo) tentamos não rir, mas achamos aquilo tudo muito doido! kkkkk

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Parte da cultura brasileira! kkkkk

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho muito difícil um diretor de cinema não ser cinéfilo. Pra mim ser cinéfilo é amar cinema e consumir esse tipo de conteúdo. Como você vai criar algo novo se não viu o que já foi feito nessa área? Impossível.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Vou ser apedrejada se disser Midsommar?

 

17) Qual seu documentário preferido?

Não consigo indicar um só, mas adoro os true crime da Netflix, como Sequestrada à luz do dia e Cena do Crime - Mistério e Morte no Hotel Cecil. Brasileiro eu indico Democracia em Vertigem.

 

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Algumas vezes! Haha.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Não diria melhor, mas o meu preferido é Atraídos Pelo Destino. E quero deixar registrado que O Apocalipse é a maior bomba kkkkk.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Adoro Cinema e Omelete.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Netflix.