29/10/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #534 - Matheus Beltrão


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.


Nosso convidado de hoje é cinéfilo, de Belém (Pará). Matheus Beltrão tem 25 anos. Tem paixão pelo cinema desde criança, influenciado pela sua mãe e seus amigos que sempre o levavam ao cinema. Agora, aos 25 anos, formado em direito, segue sua paixão pelo cinema com sua página no Instagram e canal no youtube: Cine com Math, onde posta novidades e críticas sobre filmes e séries. No momento, fazendo curso de especialização pelo Itaú Cultural em Crítica de Cinema.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Salas de cinema UCI no shopping Bosque Grão Pará. A variedade de horários é maior, as salas são mais confortáveis, e existe uma maior oferta em filmes legendados, que são a minha preferência.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O cinema sempre esteve presente na minha vida, desde muito criança, por influência de minha mãe e seus amigos. Acredito que o primeiro filme que realmente tenha causado algum impacto no cinema foi Shrek, que ainda é uma das minhas animações favoritas.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu não tenho um diretor favorito em específico, tenho vários. Mas creio que os que aparecem no topo da minha lista são Tarantino, Almodóvar e Cuarón. Meus filmes favoritos são Kill Bill, Volver e Gravidade, respectivamente.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Atualmente Bacurau, principalmente pelo nível de produção e pelas críticas sociais embutidas na história que foram feitas de formas magistrais, sem exageros, nos fazendo refletir.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Um cinéfilo é aquela pessoa que tem verdadeira paixão pelo cinema, que assiste do blockbuster ao filme independente mais escondido na prateleira. É aquela pessoa que tem um conhecimento que vai além de saber o nome dos atores e diretores envolvidos. É alguém que busca estudar os vários níveis da cinematografia por pura diversão. Cinéfilo está sempre ligado nos festivais de cinema, nas premiações e analisa minuciosamente os filmes, não para mostrar conhecimento, mas por puro prazer. Cinéfilo é alguém cuja essência faz parte do cinema.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que não. Ou podem até entender, mas as salas de cinema visam o lucro, então filmes menos comerciais não são exibidos, ou têm uma limitação muito grande, de modo que pessoas que realmente gostam de filmes independentes - ou fora da curva - não são capazes de assisti-los.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acho que pode se tornar uma realidade, num futuro distante, mas talvez não. A experiência de assistir a um filme em uma sala de cinema é sempre diferente de assistir em casa. Para mim, as salas de cinema sempre terão prioridade.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Pig, um recente filme estrelado por Nicolas Cage. Me surpreendeu de forma muito positiva, além de contar com uma performance maravilhosa do ator que há muito não entregava um trabalho como esse.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

A vacina é essencial para a segurança de todos. Na minha cidade as salas reabriram antes da vacinação começar e, por experiência, digo que é o lugar mais seguro da cidade, sem grandes aglomerações, onde seguem de fato as regras de distanciamento, de modo que não vi muito problema na sua reabertura.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Creio que o cinema brasileiro precisa ousar mais na produção de seus filmes. A maioria se resume a comédias genéricas. Existem exceções que são belíssimas obras de arte como Bacurau, por exemplo. Central do Brasil, Aquarius. Todavia, são filmes que não tem tanto apelo do público que já se acostumou com produções banais e sem conteúdo. O cinema brasileiro tem potencial, mas não tem incentivo, tanto por parte do governo, como por parte da população.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Miguel Falabella. Acho o homem genial em seus textos, sejam os dramáticos ou os humorísticos.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Mágico.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Fui ao cinema uma vez, assistir Menina de Ouro - acompanhado pela minha mãe, por motivos de faixa etária - e tinha um morcego na sala de cinema que sobrevoou a cabeça do público o filme inteiro, foi engraçado, mas perturbador.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Posso ser crucificado, porém acho, no mínimo, cringe (e olha que não faço parte da geração Z kkkkk).

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não é um requerimento, basta ter um amor pela arte, uma visão artística diferenciada e criatividade que o voo é alto! 

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

O Date Perfeito, disponível na Netflix. Filme realmente pavoroso.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Professor Polvo, simplesmente sensacional do início ao fim.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Sim, algumas vezes. Creio que uma dessas vezes foi para Birdman, era uma sala de cinema pequena, com público bem reduzido e todos aplaudiram. 

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Adaptação, genial. Mas colocaria na lista também O Feitiço da Lua, a comédia romântica mais bem feita de todos os tempos.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

IMDB, tenho até o app no meu celular.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Atualmente assisto mais Amazon Prime Video e HBOMax, a qualidade das produções é superior. Netlflix, retorno vez ou outra quando surge algo que merece atenção.