30/10/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #535 - Flávia Fanti


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.


Nossa convidada de hoje é cinéfila, de São Paulo. Flavia Fanti tem 36 anos. Casada com o Rafael, há 12 anos. Mãe do Edu de 9 e do bebê canino Rabito. Publicitária e marketeira não mais praticante. Procurando a felicidade profissional no seu hobbie favorito: Cinema e entretenimento, ah também é uma amante do mundo nerd em várias vertentes; dos games aos heróis. Cataloga e pontua os filmes que assiste há quase 10 anos. Uma cinéfila preconceito zero. Produção boa pode ser de qualquer gênero ou país. No entanto é extremamente seletiva, acompanha o Imdb e só assiste filmes acima de 6,0, pois o tempo é precioso! Tem tdha e leve dislexia, então prefere filmes dublados, além disso, valoriza muitos os dubladores brasileiros que são incríveis! Super fã de áudios livros e podcasts. Odeia silêncio, está sempre com a TV ou Som ligados em todos os momentos.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Eu ia mais no shopping Jardim sul, SP. Por achar o público um pouco mais adulto. Pois odeio turminha “causando no cinema”. Adoro ir no cinema bem cedo nos horários mais vazios.... Filme mais cult prefiro realmente ver em casa.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Assistir “X-Men 3: O Confronto Final” foi a 1ª vez que vi cenas pós créditos e ver a galera aplaudir a hipótese do professor Xavier estar vivo e povo aplaudir. Nossa foi Massa!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Difícil. Se disser Spielberg não consigo escolher um filme, pois são todos... Então vou de Danny Boyle. “Quem quer ser um milionário”.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

“Que Horas Ela Volta?” Realidade nua e crua. Uma realidade que não é somente brasileira é uma realidade universal!

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É ter um olhar diferenciado e não se impressionar com qualquer blockbuster. É assistir qualquer gênero e de qualquer país do mundo, sem ter julgamentos.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Tirando algumas salas específicas, tipo o existindo Cine Belas artes, na Bela vista (eu acho)... A programação de cinema é feita para espectadores esporádicos. Feita para obter receita, cinemas de shopping são mais um ponto de encontro do que qualquer outra coisa.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Creio que não, complemento da resposta anterior, cinema gera muita receita, dizem até que se ganham mais com lucro da pipoca do que com o ingresso.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Educação de 2009. Drama/Romance. https://m.imdb.com/title/tt1174732/

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não....

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Mediano. Tirando uma surpresa aqui outra, outra acolá. Vejo muita política e pouca arte. Muita comédia barata pra pouco filme autoral.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Difícil... Rodrigo Santoro, tem que incentivar quem é grande lá fora. Pois aqui dentro eu não apoio comédias fanfarronas, mais do mesmo.

 

12) Defina cinema com uma frase:

O cinema aproxima do sonho da vida real. Nos acompanha, nos ensina. É um amigo que nunca te julga!

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

Um doente em cama de hospital, no oxigênio e com monitores cardíacos na estreia do último Star Wars. Foi emocionante, o cinema todo aplaudiu.

 

14) Defina ‘Cinderela Baiana’ em poucas palavras...

 Isso é coisa da Bahia. Sem julgamentos!

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Depende. Você precisa de repertório é você pode adquirir em outras fontes, como na leitura por exemplo. Mas quanto cinema você assiste, mais você sabe sobre ele!?

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. Ou qualquer outro filme (exceto Edward mãos de tesoura) Na qual tenham pintado de branco a cara do Johnny Deep.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Senna.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim várias vezes. O último Star wars com a Carry Fischer.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Só pra constar eu gosto dele... As vezes até os atores de Hollywood fazem filmes para pagar as contas. O melhor filme : “O Senhor das armas”.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Adoro cinema, antes omelete. E acompanho o PH Santos.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Ainda o Netflix...