16/08/2022

Crítica do filme: 'Between Two Dawns'


As soluções contraditórias que mudam uma trajetória. Disponível no ótimo catálogo da MUBI, o longa-metragem turco Between Two Dawns nos leva a uma jornada sobre questões trabalhistas, dilemas ligados ao assédio moral, e também sobre a relação entre trabalhadores e empregados em uma região do mundo onde há muitas empresas ligadas à família e com um índice de informalidade elevado. Escrito e dirigido pelo estreante em longas-metragens Selman Nacar, o projeto foi exibido no Festival de San Sebastian e na Mostra de Cinema de São Paulo.


Na trama, conhecemos Kadir (Mucahit Kocak), um jovem empresário que trabalha nos negócios da família desde que terminou seus estudos, uma fábrica inclusa na indústria têxtil. Tudo ia bem na vida do personagem, inclusive está mega apaixonado pela futura noiva, até que em um dia, durante uma rodada de negócios via Skype, algo acontece na fábrica. Um grave acidente com um dos funcionários leva a família a tomar atitudes que entram em conflito com o que Kadir pensa, principalmente sobre a questão humana e moral. Assim, vamos acompanhando as horas seguintes na nova trajetória de vida que o destino colocou na frente do protagonista.


Com quase uma hora e meia de duração, Between Two Dawns tem um roteiro cirúrgico onde acompanhamos os conflitos ligados a hierarquia de uma família empreendedora turca. Donos de uma enorme fábrica mas de perfis completamente diferentes estabelece-se aos poucos um embate entre irmãos, que ultrapassa as barreiras profissionais e parte para um conflito sobre a ética no trabalho, até mesmo sobre o assédio moral nesse ambiente se partirmos de algumas atitudes tomadas. Ao longo de toda a projeção podemos refletir sobre essa relação conflituosa entre empregadores e empregados.


O certo e o errado aqui são separados por uma linha tênue. O protagonista se vê em um dilema inquietante onde a moral está implícita a todos aqueles que querem enxergá-la. O final aberto nos leva a refletir sobre a vida, sobre as mudanças que aparecem em nossa frente e quais atitudes tomar quando o mundo nos surpreende com argumentos contrários aos que acreditamos.