06/09/2022

Crítica do filme: 'Homens de Ouro'


Um mirabolante plano que tinha tudo para dar errado em alguma hora. Baseado em fatos reais que aconteceram na cidade de Turim, na Itália, em meados na década de 90, Homens de Ouro, que teve exibições em uma das edições do Festival de Cinema Italiano (que acontece todo ano no Brasil), nos mostra os detalhes de um roubo à um carro de transporte de valores dos correios italiano. Focando em algumas perspectivas sobre início, meio e presente em relação ao roubo, somos apresentados a histórias que se unem pela insatisfação que vivem em suas vidas naquele momento. A direção é do cineasta Vincenzo Alfieri.


Na trama, conhecemos Luigi (Giampaolo Morelli), um motorista de um dos carros fortes do correio de uma cidade na Itália que sonha em ter muito dinheiro e mudar completamente de vida. Assim, certo dia, ele resolve bolar um plano maluco junto do enrolado amigo Luciano (Giuseppe Ragone) para roubar a mercadoria que transporta em seu trabalho. Só que os dois sozinhos não conseguem executar o plano completo, assim eles precisam chamar Alvisi (Fabio De Luigi), um homem carrancudo, que beira ao grosseiro, mas que é o companheiro diário de viagens no carro forte de Luigi. Mesclando drama com pitadas afiadas de comédia, vamos conhecendo a história desse roubo que ficou marcado na história da Itália.


A sacada do roteiro é apresentar a trajetória do roubo pela perspectiva dos três personagens, assim vemos os motivos que se apresentam para cada um fazer parte dessa arriscada jornada. A inconsequência é um elo entre as três histórias, o conseguir dinheiro roubando é uma variável que leva a realização de sonhos de alguns, melhora de vida de outros entre outras situações que aparecem (até outros personagens) que acabam levando o grupo para um desfecho trágico longe da felicidade mirada. A mescla com o humor deixa o filme mais leve, há um background ligado ao esporte mais popular na Itália, o futebol, por aí se desenham personalidades e a seriedade ou não que lidam com essa ação.


Homens de Ouro é um filme sobre um roubo mirabolante executado por personagens que pensam sobre a vida de formas diferentes. Para quem curte filmes baseados em fatos reais, pode ser uma boa dar uma conferida nesse projeto.