10/05/2023

,

Crítica do filme: 'Acima de qualquer Suspeita' (Revisão)


Os deslizes das emoções. Campeão de bilheteria na década de 90, Acima de Qualquer Suspeita é um clássico filme de tribunal, repleto de variáveis que instigam o espectador a enxergar sob diversos pontos de vista uma mesma situação. Trazendo para o público os desenrolares de uma investigação de assassinato que explora os caminhos da ética, da política, do casamento, somos testemunhas de reviravoltas chocantes. O projeto é dirigido por Alan J. Pakula com roteiro baseado no best seller homônimo de Scott Turow.


Na trama, conhecemos Rusty Sabich (Harrison Ford), um prestigiado promotor de um grande centro dos Estados Unidos que vê sua vida dar um verdadeiro nó quando é acusado de matar a ex-amante, a também promotora Carolyn (Greta Scacchi). Esse fato praticamente despedaça seu casamento com a matemática Barbara (Bonnie Bedelia), o faz se afastar do seu emprego, além de ter que provar sua inocência custe o que custar. Ao longo dos intensos 127 minutos de projeção, também por meio de flashbacks, vamos entendendo melhor a relação do promotor com a vítima.


Um bode expiatório ou tem culpa no cartório? Ou as duas coisas? A análise minuciosa em relação ao protagonista nos leva a enxergar todas as variáveis dessa complexa trama que envolve personagens com motivações das mais diversas. Tem o lado político, já que o chefe de Rusty está à beira de uma reeleição e o caso de assassinato cai como uma bomba. Tem o lado do romance intenso do protagonista em um passado recente, uma mulher cheia de mistérios, envolvente que se afasta dele quando consegue subir na carreira. Por fim, pra completar esse triângulo de situações, a enorme crise conjugal ganha espaço na trama, os conflitos emocionais envolvidos são profundos, cheio de memórias angustiantes, conflitantes, que levam o relacionamento de Rusty e sua esposa à beira do precipício.


O interessante do roteiro é que tudo se torna possível dentro da história, será Rusty inocente ou culpado? Como a sociedade lida com o pré-julgamento? Essa última pergunta, até bastante atual em meio ao caos do mundo em meio ao cancelamento virtual constante que acontece diariamente muitas vezes sem nem apurarem os fatos, caindo em fake News ou mesmo narrativas contaminadas por algum lado.


Acima de Qualquer Suspeita usa como escudo a ética para se aprofundar sobre a moral, em uma história que só é revelada suas verdades nos minutos finais. E que final!