02/02/2024

, ,

Crítica do filme: 'Segredos de um Escândalo'


A ultrapassagem das linhas da moral. Indicado para um Oscar, o de roteiro original, o novo trabalho do cineasta californiano Todd Haynes joga ao público uma história repleta de variáveis tendo um complexo decifrar, com fundo investigativo, que transforma o filme em um dosado suspense que tende seus esforços na leitura de uma personagem enigmática que se esconde em uma nada aparente tranquilidade. Segredos de um Escândalo tem um roteiro que busca nos detalhes e descobertas, circular com profundidade nos conflitos.

Na trama, conhecemos a famosa atriz Elizabeth (Natalie Portman) que aceitou recentemente um papel no cinema que é o de uma personagem real, Gracie (Julianne Moore), que no passado teve sua vida exposta e envolvida em um crime, já que manteve relações com um jovem menor de idade que hoje é seu marido Joe (Charles Melton). Buscando ir atrás de segredos desse relacionamento, Elizabeth não medirá esforços para descobrir novas verdades desse casal, moradores da cidade costeira de Savannah.

Exibido no Festival de Cannes em 2023, onde foi logo adquirido pela toda poderosa dos streamings Netflix, o projeto apresenta diversos questionamentos mas com as peças já definidas pelo ato absurdo no passado, a união bastante contestada que vira o estopim de todos os conflitos que se seguem. A partir disso, uma análise psicológica vai moldando o ritmo de uma narrativa que encaixa seu foco em um triângulo de personalidades distintas que deixam margens interpretativas nas entrelinhas.

Assim, chegamos em uma atriz e meio a uma pesquisa minuciosa que insiste em cruzar as linhas da moralidade, uma mulher que parece se esconder do seu crime, um jovem adulto totalmente imaturo que parece ter perdido sua adolescência se dedicando a um relacionamento que nem sabe se julga como amor. Quando se encontram, a partir de uma iminente nova exposição, os desencontros em versões são as surpresas que são entendidas de diversas formas pelos próprios personagens. Quando pensamos em Elizabeth e Gracie e seus embates por trás da aparente amistosa relação, são interessantes as cenas com os espelhos que aparecem, mais de uma vez, dando real sentido de um buscar entender uma a outra, dentro de um contexto de fatos inadmissíveis.

Filmado em apenas 23 dias, Segredos de um Escândalo não é uma história fácil de se contar, talvez por isso a narrativa pode se perder ao buscar seu ritmo em um suspense mas com fortes conflitos emocionais batendo na porta a toda hora.