28/11/2011

,

Histórias Cruzadas - Cinema com Raphael Camacho

Com uma história emocionante, baseada no livro de Kathryn Stockett (que aparece também como atriz no longa), ‘História Cruzadas’ é um provável indicado ao Oscar (em muitas categorias) do ano que vem. Com ótimas atuações e um roteiro competente, esse filme dirigido por Tate Taylor, vem se tornando um grande sucesso por onde passa.

Nessa ótima produção, vemos uma jovem jornalista (bastante rebelde), que resolve escrever um livro sobre as histórias das empregadas domésticas da cidade, preconceituosa, onde reside. Para isso, busca a ajuda de Aibileen Clark, uma das mais experientes empregadas e que tem muita história para contar. Muitos preconceitos da época são mostrados na produção. Um dos mais absurdos, o simples fato de alguma doméstica utilizar o banheiro é motivo para demissão. Contando histórias sobre o dia-a-dia exatamente da maneira que elas acontecem, a trama passa por momentos históricos como a morte do presidente Kennedy, entre outros.

Muitos novos talentos de Hollywood reunidos: Emma Stone, Jessica Chastain, Bryce Dallas Howard. Porém, as veteranas Viola Davis e Octavia Spencer ,dão um verdadeiro show em cena.

Emma Stone, sua voz marcante e seus novos cachinhos dão à Skeeter, sua personagem, um algo mais, mesmo que em algumas cenas ela pareça ser muito atual, o que pode distanciar da idéia inicial, porém, não compromete em nenhum momento. Hilly é uma personagem detestável, que leva o público à fúria por conta de todas as maldades que a mesma executa em cena. Sendo assim, a atriz que a interpretou foi competente no papel. Méritos para a filha de Ron Howard (famoso diretor), Bryce Dallas Howard, ótima atuação.  Jessica Chastain foge de seus outros personagens e dá muita luz e alegria à fita com sua Celia Foote. Srta. Celia e Minny (personagem que vamos falar nas linhas abaixo) tem ótimas cenas juntas. Oscar? É uma direção provável para essa talentosa artista.

Aibileen Clark narra a historia. Por meio dela começamos a entender como é a vida das esforçadas empregadas da cidade de Jackson (Mississipi) numa época de muito preconceito, que causava dor e sofrimento a todos os envolvidos. Para o papel da protagonista, a sempre ótima Viola Davis. Com uma atuação extremamente competente a artista deve figurar entre as indicadas ao próximo Oscar. A atriz americana que já fora indicada ao prêmio mais desejado do mundo do cinema no ano de 2008, por sua bela atuação no drama ‘Dúvida’.

A melhor personagem do filme, na modesta opinião de quem vos escreve, é sem dúvidas Minny, interpretada pela atriz Octavia Spencer. O jeito verdadeiro e comovente (divertido em muitas cenas) que é transmitido, por essa atriz desconhecida do grande público, chega a emocionar em alguns acontecimentos dramáticos. Já digo: Merece uma indicação ao Oscar!

Gosta de se emocionar vendo um bom filme? Nem pense duas vezes. Assim que estrear vá conferir! 

Recomendado!