21/11/2011

Operação Presente - Cinema com Raphael Camacho

Com uma ótima dinâmica e personagens extremamente cativantes, ‘Operação Presente’ se torna uma das melhores animações do ano e promete fazer grande sucesso com a garotada nas salas de nossos cinemas nessa véspera de natal. Em seu primeiro trabalho em um longa metragem, a diretora Sarah Smith consegue ter grandes êxitos ao leme da produção.

O longa da Sony conta a história de Arthur, filho do Papai Noel, que possui um cargo na época natalina, ser o encarregado de receber os pedidos e responder a todas as crianças que mandam cartinhas para o bom velhinho. Após um dos presentes não ser entregue por uma falha de um dos ajudantes elfos da grande figura natalina, Arthur corre contra o tempo e conta com a ajuda de seu avô (um antigo Papai Noel) e da elfa, especialista em embrulhar presentes, Bryony (dublada pela atriz Ashley Jensen) para fazer essa última entrega restante. Juntos, embarcam numa super aventura pelo mundo, todos à bordo de um trenó antigo, que é bastante especial.

É fácil a percepção, análoga, há muitos blockbusters famosos, principalmente nas cenas de entrega dos presentes pela equipe especial de elfos. ‘Missão Impossível’, ‘Matrix’ são alguns dos vários longas, que vemos clara referência, ao longo da fita.

Muitos atores conhecidos do grande público dão um show de carisma fazendo as vozes dos simpáticos personagens.

James McAvoy (‘X-Men: First Class’) empresta suas habilidades para o protagonista da trama, Arthur.  O ator escocês de 31 anos já havia trabalhado em ‘Gnomeo e Julieta’, onde emprestou sua voz ao protagonista. O ‘Dr. House’, Hugh Laurie, é Steve, filho mais velho do Papai Noel (futuro ocupante do posto) que adora aplicativos de web e tecnologia. Muitas referências a modelos digitais de gerência de projetos nas cenas dele são visíveis. Para ser o bom velhinho nessa animação, os produtores resolveram chamar o bom ator inglês Jim Broadbent (que recentemente fez o belo longa ‘Another Year’).  A voz da Vovó Noel fica a cargo da veterana e sempre ótima atriz Imelda Staunton (do excelente ‘O Segredo de Vera Drake’)que tem mais uma vez a chance de dublar uma personagem no mundo da animação. A artista inglesa já emprestou sua voz para alguns projetos, como: ‘Alice no País das Maravilhas (2010)’ e ‘The Mr. Men Movie (2010)’. E finalmente, o mais engraçado da história, o Vovô Noel, ganha muito jogo de cintura na voz do talentoso Bill Nighy (‘Simplesmente Amor’). Algumas falas do ex-papai Noel são hilárias e este velhinho hilário deve ser o preferido do público adulto que deve comparecer acompanhando a garotada.

Não percam tempo! Dia 2 de dezembro já para os cinemas! Recomendado para todas as idades!