Um Dia - Cinema com Raphael Camacho

Numa história recheada de emoções, baseada no livro de David Nicholls, os atores dominam os personagens com competência tornando essa trama um drama consistente. A ótima direção da dinamarquesa Lone Scherfig vale a pena ser mencionada, essa mesma artista foi a responsável pelo excelente longa ‘Educação’ (que revelou a jovem Carey Mulligan).

Na trama, um homem e uma mulher se conhecem nos tempos da escola e vamos acompanhando a história desses dois corações sempre no mesmo dia, 15 de julho, só que em anos diferentes. Com o passar do tempo, muitas coisas acontecem mas o grande sentimento, confuso para ambos, sempre esteve presente ali.  O desenrolar desse destino eminente é intenso, às vezes injusto e recheado de surpresas que deixam o público de lenço na mão.

A dupla protagonista dá um show de entrosamento. Confesso que aguardava o dia que em uma crítica minha, eu comparasse algum casal à Ethan Hawke e Julie Delpy em ‘Antes do Amanhecer’/ ‘Antes do Por-do-sol’, bem, esse dia chegou. De maneira arrebatadora transmitem cada sentimento envolvido nas ações, nas conversas, na vida de seus personagens.  Anne Hathaway vem crescendo nitidamente em sua carreira emplacando um trabalho melhor que outro. Já nem lembramos mais daqueles tempos de princesa (referência a um dos seus primeiros trabalhos no cinema, ‘Diário de uma Princesa’).  Já o ator inglês Jim Sturgess (do eletrizante ‘Fifty Dead Men Walking’) , sempre muito competente, toma o filme para ele em alguns momentos e se torna peça chave para a interação com o público. Playboy, debochado e mesmo assim carismático, seu personagem Dexter, é um dos melhores de sua carreira. Completando o elenco, vale o destaque para a experiente Patricia Clarkson, que faz Alison, mãe do personagem de Sturgess. Delicada e sempre com muita presença consegue comover o público nas conversas difíceis com seu filho na trama.

Nós cinéfilos, sempre temos um certo receio de adaptações. Porém, nesse caso, o roteiro é um fator bastante positivo para a fita. É montado um quebra-cabeça interessante e somos guiados pelas próprias peças cênicas ao longo dos anos. O fato do criador da história ter feito o roteiro com certeza ajudou para o êxito do filme.

Vale a pena acompanhar a linda história de Dexter e Emma, que um dia se conheceram...e aí.... Veja o filme e vai saber! :)



You Might Also Like

0 comentários