19/12/2011

,

Compramos um Zoológico - Crítica de cinema com Raphael Camacho

Um homem que viveu muitas aventuras com o seu trabalho de escritor/jornalista resolve ter a maior de todas elas. Com um enredo baseado em fatos reais, o diretor Cameron Crowe reúne um elenco de nomes conhecidos do público e dirige com maestria essa grata surpresa, ‘Compramos um Zoológico’.

Na história, que tem o roteiro adaptado assinado por Crowe e Aline Brosh McKenna, vemos um pai de família dedicado que busca uma saída para a solidão na sua vida e na de sua família após o falecimento de sua mulher. Resolve então procurar um novo lugar para viver com os filhos. De tanto procurar acaba encontrando um lugar especial e inusitado, um zoológico. Aos poucos, ao lado das crianças, vai aprendendo a administrar e viver essa nova vida que reserva muitas surpresas como um novo amor.

O solitário personagem de Damon, Mr. Mee, resolve comprar um zoológico e com isso muda também a vida de seus dois filhos. A pequena Rosie é a estrela do filme. Maggie Elizabeth Jones é uma pequena grande atriz, dá um verdadeiro show em cena, roubando as atenções. Com certeza veremos muito ela no cinema. Já o filho mais velho de Mr. Mee, faz desenhos assustadores onde explicam o sofrimento emocional do jovem por conta da perda da mãe. O personagem principal tem uma relação complicada com o filho de 14 anos.

Como em toda história de alegria e felicidade tem que ter um vilão, o papel é preenchido pelo ator John Michael Higgins que faz Walter Ferris um inspetor que precisa aprovar as obras feitas no zoológico para ele poder funcionar normalmente.

Falando sobre os rostos conhecidos: Scarlett Johansson é Kelly Foster, uma espécie de Zookeeper que se apaixona pelo personagem de Damon. Thomas Haden Church, mais uma vez, faz parte do núcleo cômico, nessa produção faz Duncan Mee, irmão do protagonista. Suas ótimas cenas fazem os adultos se divertirem.

A trilha sonora é muito boa e ajuda a compor muito bem as cenas desse longa. Cameron Crowe sabe fazer um filme para todas as idades.

Imagens belíssimas conseguem ser captadas pela câmera sempre muito inteligente do veterano diretor. Lembranças magoam mas a felicidade contida nela ajudam o novo dono do zoológico a superar as tragédias, nesse momento, a emoção toma conta da telona.

Um filme muito legal que vale a pena ser conferido por platéias de todas as idades. Recomendo!