02/12/2011

,

Tomboy - Cinema com Raphael Camacho

O novo longa da jovem cineasta francesa Céline Sciamma, ‘Tomboy’, aborda a infância, unindo o trivial ao complexo, dando lugar a uma interessante história que com certeza será tema de discussão em universidades de Psicologia mundo à fora. A forma como é conduzido, aliado a boas interpretações, transforma essa obra em uma das mais interessantes do ano. A busca pela verdadeira personalidade é a grande questão da produção, que tem meros 80 minutos.

Em um bairro francês, uma criança vive feliz com sua família em uma recém-comprada residência. Aos poucos vamos conhecendo melhor essa personagem que passa a interagir com os vizinhos de sua idade, fazendo muitas amizades. Mas nem tudo é o que parece: surpresas e um conflito surgem, levando à revelação da verdadeira história.

Laura vive em um lar muito feliz. Seu relacionamento com seus pais é excelente, assim como com sua jovem irmã, com a qual mantém cumplicidade única que chega a emociona o público: uma vê na outra um porto seguro, principalmente para os obstáculos da vida (dos mais simples aos mais complexos). Mas Laura não está feliz. Necessita expressar outra personalidade, não aquela com a qual nasceu, mas a que escolheu. A personagem é inicialmente mostrada ao público como
Michael e aos poucos a platéia vai descobrindo complexas verdades que constatam o grande conflito existente na mente da inocente criança.

Em seu desfecho, vejo o grande tema para debate: será que a mãe deveria ter tomado aquela atitude? Impossível aceitar aquela situação? O papel do pai é pouco menos explorado, porém, percebe-se que ele fica bastante confuso e sentido com todo o constrangimento que os atos de Laura causam.

O público se conecta à trama com muita facilidade, os personagens possuem certo carisma - não é à toa que ‘Tomboy’ já está sendo sucesso de crítica e público na Europa. Chega aos nossos cinemas no dia 02 de dezembro. E você, cinéfilo? Corra para assistir!

Raphael Camacho - Infoco News