29/01/2012

Crítica do filme - 'A Better Life'

Um filme aclamado pela crítica lá fora, surpreendeu os cinéfilos tendo sido indicado na categoria ‘Melhor Ator’ (Demián Bichir) no Oscar desse ano. A fita fala sobre a problemática dos imigrantes ilegais de forma bem emocionante aos olhos de Carlos Galindo (Demián Bichir), um mexicano que vive com seu filho adolescente Luis Galindo (José Julián) em uma cidade americana. O medo de ser deportado (por estarem ilegais naquele país) e os sonhos de uma vida melhor tomam conta da trama, que tem o roteiro assinado por Eric Eason baseado na história de Roger L. Simon.

Fato a ser analisado mais de perto é a relação de pai e filho em meio às situações que a história coloca. No começo, vemos um pai trabalhador sonhando algum dia dar uma vida melhor ao seu filho. Esse último namora uma jovem que é parente de um temido criminoso, de uma gangue da região. Pai e filho são distantes, muito por conta do jovem que parece não gostar muito do homem que cuidou dele durante toda a vida. A grande virada nessa história se dá quando a Família Galindo tem seus novos pertences roubados, a partir daí, a relação muda e ambos percorrem vários lugares procurando o que havia sido perdido e acabam descobrindo uma maneira de se comunicarem melhor.

O ator mexicano Demián Bichir talvez tenha sido a grande surpresa do Oscar 2012 com sua indicação pelo seu papel nesse filme. Realmente é um trabalho muito interessante do artista de 48 anos. Dá o tom amargurado e passa uma verdade em seus tensos diálogos com o filho. Mereceu ser indicado ao prêmio pela academia. Outro destaque vai para José Julian e seu Luis Galindo. O jovem ator mostrou muita personalidade na pele do complicado personagem e emociona nos momentos finais da trama.

O longa dirigido por Chris Weitz (que estava na direção de um dos filmes da franquia dos vampiros, ‘A Saga Crepúsculo: Lua Nova’) não é o melhor filme com a temática ‘Imigração’ já feito.  Recentemente teve um longa chamado ‘O Visitante’ (que tem uma atuação magistral de Richard Jenkins) que ainda considero o melhor com essa temática feita nos últimos anos.

Mesmo não sendo o melhor filme de drama feito recentemente vale à pena conferir a saga da Família Galindo por uma vida melhor. Não deixe de conferir ‘A Better Life’!