03/01/2012

,

Sherlock Holmes – O Jogo das Sombras

Preparem as gargalhadas e o fôlego, o detetive mais famoso do mundo literário está de volta às telonas, para delírio de fanáticos pelas grandes histórias de mistério que o mesmo enfrenta. O longa começa a ‘200 km/h’ e não perde esse ritmo em nenhum momento. Com uma fórmula objetiva de manter tudo que deu certo no primeiro filme e utilizar da criatividade para apresentar novos elementos, o diretor inglês Guy Ritchie, conta ainda com a ótima harmonia em cena de Robert Downey Jr. e Jude Law.

As vésperas do seu casamento, o Dr. Watson se junta ao seu fiel amigo Holmes e ambos embarcam em mais uma aventura recheada de cenas de ação contra uma mente tão brilhante quanto o célebre personagem de Conan Doyle. Entre Goulash de Ouriços, lutas calculadas e experiências químicas no pobre Gladstone, Holmes e Cia rodam a Europa enfrentando o mais difícil dos inimigos, o Professor Moriarty (interpretado pelo competente Jared Harris), um matemático brilhante que deseja criar um colapso na civilização ocidental.

Aproveitando a deixa do primeiro longa, Guy Ritchie e sua câmera frenética levam o espectador para dentro do espetáculo. A sequência de ação na floresta, já no desfecho da trama, é de tirar o fôlego. O famoso diretor consegue realizar um filme ainda melhor que o primeiro.

Em ‘O Jogo das Sombras’, Downey Jr. e seu modo único de interpretação, novamente convence o público com uma atuação de se tirar o chapéu. O veterano artista Nova-Iorquino consegue explorar muito bem a maldição de Holmes, ‘a arte de observar’. Arranca risos freqüentes da platéia e rouba a cena sempre que aparece. O ator americano está chegando ao Brasil na próxima semana para participar da pré-estréia brasileira do longa, que ocorrerá em um cinema na zona sul do Rio de Janeiro.
Em relação ao roteiro, o longa deixa a desejar nas resoluções dos mistérios. Tudo é resolvido trivialmente e acaba sendo um ponto negativo nessa mega produção. Faltou uma maior interação com o público nesse aspecto.

Com um final instigante e muito engraçado, ‘Sherlock Holmes – O Jogo das Sombras’, deve agradar aos cinéfilos. O filme estréia por aqui no dia 13 de janeiro e com certeza levará um grande público para as salas de cinema de todo o Brasil.

Não deixem de conferir mais uma divertida historia do clássico personagem!