05/01/2012

,

Woddy Harrelson! Ator que sempre consegue fazer o público se identificar com seus personagens

Hoje falaremos de um dos atores mais queridos pelos cinéfilos mundo à fora. Dono de uma técnica cênica bastante peculiar consegue fazer o público se identificar com seus personagens com uma facilidade impressionante. É defensor da legalização do uso da maconha e é militante em causas ecológicas, apoiando alguns grupos ambientalistas. Estamos falando do ator texano, Woddy Harrelson.

Woody nasceu em Midland, no Texas no final do mês de junho, no ano de 1961. Seu pai, Charles Harrelson Voyde, era um assassino de aluguel que foi preso pelo assassinato do juiz federal John H. Wood. Sendo condenado tempo depois, morreu durante a sua sentença de prisão perpétua. Que doideira não é mesmo pessoal? Daria um belo roteiro de filme essa história, não acham?

Em 1973 se mudou com sua mãe e seus irmãos para a cidade de Ohio. Estudou, viveu a adolescência e trabalhou em um parque de diversões. Em 1983 se tornou bacharel em Artes Cênicas e Inglês.
Seu primeiro trabalho de expressão na Tv foi no seriado ‘Cheers’, Sitcom americano que durou mais de 10 temporadas e revelou alguns atores para o cinema. Durante o tempo em que estivera trabalhando em ‘Cheers’, Harrelson começou a buscar uma carreira no mundo cinema. Seu primeiro trabalho foi há 25 anos atrás, em ‘Wildcats’, uma comédia de futebol que é do ano de 1986, onde contracenou com a famosa atriz Goldie Hawn. Após esse trabalho, fez seis filmes ‘Made for Tv’ até assinar para fazer o personagem Hank Gordon em ‘Dr. Hollywood’, comédia estrelado por Michael J. Fox.

Conforme o tempo ia passando, Woody Harrelson foi começando a fazer muitas amizades no mundo do cinema. Harrelson se tornou amigo de Wesley Snipes e em 1992 estrelaram o sucesso de bilheteria 'Homens Brancos Não Sabem Enterrar'. A comédia mostra a rivalidade entre brancos e negros nas quadras de basquete de Los Angeles. Até que uma dupla de jogadores (Woody Harrelson e Wesley Snipes) começa a aplicar vários truques durante as partidas. O longa rendeu muita visibilidade ao artista e a carreira no mundo cinematográfico estava começando a decolar. Logo depois da comédia de sucesso, em 1993, foi convidado para ser o par romântico de Demi Moore no filme ‘Proposta Indecente’. O público gostou mais a crítica caiu em cima do ator que até ganhou o indesejável Framboesa de Ouro na categoria ator coadjuvante.

O bacharel em artes não se abateu com as críticas e emendou 3 filmes no ano de 1994. O último deles, dirigido por Oliver Stone, se tornaria um marco em sua carreira, ‘Assassinos por Natureza’. A harmonia com Juliette Lewis em cena era demais, na história que falava sobre um casal altamente violento que rodou várias cidades fazendo dezenas de vítimas e virando assim atração da mídia sensacionalista. Um filme que vale a pena ser conferido pelos cinéfilos!

No ano seguinte voltou com a parceria com seu amigo Wesley Snipes e juntos protagonizaram mais um sucesso de bilheteria, ‘Assalto Sobre Trilhos’, filme que também tinha Jennifer Lopez no elenco.
Mas para Harrelson ser um astro de Hollywood, uma grande interpretação deveria fazer parte de seu currículo.  Dois anos mais tarde, sua obra-prima estava prestes a ser contemplada, o polêmico e eletrizante ‘O Povo Contra Larry Flint’. No filme, que é o melhor da carreira desse ótimo ator, Woody interpretou Larry Flint, homem que tornou a pornografia explícita de sua revista (Hustler) nos EUA dos anos 70. Esse filme cinéfilos, é pra ter na sua cabeceira! Até hoje não se sabe porque ele não venceu o Oscar daquele ano.
Indo para frente com sua carreira, após o grandioso sucesso de 1996, o ator fez bons filmes como: ‘Welcome to Sarajevo’, ‘Mera Coincidência’, ‘Crime em Palmetto’, ‘Além da Linha Vermelha’, ‘Ed TV’, ‘Tratamento de Choque’, ‘Onde os Fracos não Têm Vez’, ‘Sete Vidas’ e muitos outros.
Em 2009 voltou a figurar no gosto cinéfilo!  Concorreu ao Oscar por sua excelente interpretação no filme de Oren Moverman, ‘O Mensageiro’. Interpretou um maluco com pinta de super-herói no aclamado pelo público ‘Defendor’. Ainda, para fechar o ano com muito estilo, deu vida ao ótimo personagem Tallahassee no filme adorado por todos, ‘Zumbilândia’.

No ano passado (2011) estrelou o longa ‘Rampart’ (ainda não lançado no Brasil) que conta a história do veterano policial Dave Brown (Woody Harrelson), o último dos policiais renegados, que trabalha para cuidar de sua família, e luta pela sua própria sobrevivência. Esse é um filme aguardado por todos, mais uma explosiva atuação de Harrelson, não resta dúvidas.

Em 2012 será lançado o último filme que participou, ‘Jogos Vorazes’, longa que gera tremenda ansiedade dos cinéfilos por todo o planeta. O roteiro adaptado do livro de Suzanne Collins se passa em um futuro apocalíptico, onde dois adolescentes precisam competir em um reality show de sobrevivência.

É Aguardar para conferir!