segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oscar 2012 - Os vencedores e breves comentários

Acabou a ansiedade! Na noite desse domingo, dia 26 de fevereiro, foram anunciados os grandes vencedores do maior prêmio do cinema. Com algumas surpresas nos prêmios técnicos e muitos aplausos de pé, a noite de cerimônia foi uma coroação de grandes nomes da indústria cinematográfica.



Sem perder muito tempo vamos à lista com os vencedores nas principais categorias, seguido de um breve comentário.

Melhor Filme

*Cavalo de Guerra *O Artista *Moneyball – O Homem Que Mudou o Jogo *Os Descendentes *A Árvore da Vida *Meia-Noite em Paris *Histórias Cruzadas *A Invenção de Hugo Cabret *Tão Forte e Tão Perto

Era uma disputa em aberto. “O Artista” vinha ganhando muitos prêmios em outras premiações importantes e despontava como favorito ao maior prêmio do ano. Por fora, corriam por fora o filme de Alexander Payne (“Os Descendentes”), o queridinho americano “Histórias Cruzadas” e o maravilhoso filme de Martin Scorsese (“A Invenção de Hugo Cabret”). O melhor do ano, não venceria mas em nossos corações sabemos que “A Árvore da Vida” não tem concorrentes. No final das contas venceu “O Artista ”, merecidamente.

Melhor Direção

Michel Hazanavicius *Alexander Payne *Martin Scorsese *Woody Allen *Terrence Malick

Categoria vencida por Michel Hazanavicius pelo seu ótimo trabalho em “O Artista”.  Martin Scorsese também vinha forte após vencer o Globo de Ouro, corria por fora. Malick fez um trabalho fenomenal em “A Árvore da Vida” mas dificilmente subiria ao palco para receber o prêmio.


Melhor Ator

Demián Bichir (‘A Better Life’)
George Clooney (‘Os Descendentes’)
Jean Dujardin em (‘O Artista’)
Gary Oldman em (‘O Espião Que Sabia Demais’)
Brad Pitt em (‘Moneyball – O Homem Que Mudou o Jogo’)

Categoria que mostrou cinco ótimos trabalhos, uma surpresa e quase uma certeza de vitória. Com o SAG ganho nas últimas semanas, Jean Dujardin dificilmente perderia o Oscar de Melhor ator esse ano. George Clooney parecia ser o único a ter alguma condição de tirar o prêmio das mãos do francês. A indicação de Demián Bichir foi uma grata surpresa, porém, Leonardo DiCaprio, Michael Fassbender ou Ryan Gosling deveriam ficar com essa vaga. Esse último não figurou entre os cinco indicados pelo fato de ter feito duas ótimas atuações (nos filmes “Amor a Toda Prova”, “Tudo pelo Poder” e “Drive”) isso com certeza dividiu seus votos e assim prejudicou sua eminente indicação. Mesmo com algumas observações, não podemos dizer que o vencedor não mereceu ser premiado.


Melhor Atriz

Glenn Close (‘Albert Nobbs’)
Viola Davis (‘Histórias Cruzadas’)
Rooney Mara (‘Millenium – Os Homens Que Não Amavam As Mulheres’)
Meryl Streep (‘A Dama de Ferro’)
Michelle Williams (‘My Week With Marilyn’)

A categoria mais disputada nesse ano. 5 ótimos trabalhos. A veterana Glenn Close tem uma boa participação em “Albert Nobbs”, perde muita força por ter sido, muitas vezes, ofuscada pela excelente atuação de Janet McteerViola Davis era uma das favoritas, um papel muito intenso e muito bem executado pela maravilhosa atriz. Rooney Mara está fabulosa na pele de Lisbeth Salander, “Millenium” já é um dos melhores filmes do ano, viva Fincher! Michelle Williams personifica genialmente Marilyn Monroe. Mas, sem dúvidas, a favorita dos cinéfilos venceu novamente, Meryl Streep. Sua atuação como Margaret Thatcher é excepcional.


Melhor Ator Coadjuvante

Kenneth Branagh (‘My Week With Marilyn’)
Jonah Hill em (‘Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo’)
Nick Nolte (‘Warrior’)
Christopher Plummer (‘Beginners’)
Max Von Sydow (‘Tão Forte e Tão Perto’)

Acho que foi unânime: Christopher Plummer venceu com sobras! Um trabalho maravilhoso desse talentoso artista.  Essa era a categoria mais fácil de acertar o vencedor. Quem ainda não viu o filme “Beginners”, corra para sua locadora e alugue.


Melhor Atriz Coadjuvante

Bérénice Bejo (‘O Artista’)
Jessica Chastain (‘Histórias Cruzadas’)
Melissa Mccarthy (‘Missão Madrinha de Casamento’)
Janet McTeer (‘Albert Nobbs’)
Octavia Spencer (‘Histórias Cruzadas’)

 Janet McTeer e Octavia Spencer foram as melhores nessa categoria. A primeira ofusca Glenn Close em quase todas as cenas de “Albert Nobbs” e a segunda tem um ótimo trabalho em “Histórias Cruzadas”.  Merecido o Oscar se caísse em qualquer dessas mãos. Venceu Octavia pelo bom filme “Histórias Cruzadas”.


Melhor Roteiro Original

*O Artista *Missão Madrinha de Casamento *Margin Call  *Meia Noite em Paris  *A Separação

Woody Allen levou esse prêmio, merece! “A Separação” tem um ótimo roteiro também e podia ter saído vitorioso também. “Missão Madrinha de Casamento” estar entre os indicados dessa categoria é muito esquisito.


Melhor Roteiro Adaptado

Os Descendentes *A Invenção de Hugo Cabret *Tudo Pelo Poder *Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo *O Espião Que Sabia Demais

Categoria equilibrada. Ótimos trabalhos. Steven Zaillian e Aaron Sorkin fizeram um excelente trabalho com o “Moneyball”, porém, quem levou foi Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash por “Os Descendentes”.


Melhor Animação

A Cat In Paris *Chico & Rita *Kung Fu Panda 2 *Gato de Botas *Rango

Acho que é unânime: “Rango” venceu com sobras.

Melhor Filme Estrangeiro

*Bullhead *Footnote *In Darkness *Monsieur Lazhar *A Separação

Acho que é unânime: “A Separação” venceu com sobras. Merecido prêmio.


Melhor Trilha Sonora

*As Aventuras de Tintin *O Artista *A Invenção de Hugo Cabret *O Espião Que Sabia Demais *Cavalo de Guerra

Categoria bem equilibrada. Acredito que “O Artista” venceu por ser o favorito, por conta do sucesso de crítica lá fora. 

Um comentário:

  1. Não esperava uma edição sem surpresas, mas foi muito bom ver O Artista consagrado. Só lamento a ausência de alguns filmes na premiação.

    Meus comentários sobre o Oscar 2012 também estão no ar: http://peliculacriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir