05/02/2012

Crítica do filme - 'Segredos do Coração' (Itália, 2005)

Quem disse que na Itália só tem pizza boa? O trabalho da diretora Cristina Comencini, que foi indicado ao Oscar (na categoria Melhor Filme Estrangeiro), é um drama comovente que narra a saga de uma mulher atrás de respostas para uma pergunta indigesta. ‘Segredos do Coração’ toca em assuntos bem polêmicos e expõem uma família aos seus mais escondidos segredos. O público interage através dos olhos da protagonista que tenta a todo custo (emocionalmente falando) saber a resposta para uma pergunta que está escondida dentro dela.

Na trama, Sabina, uma atriz que virou dubladora vive uma vida normal com seu namorado até que em uma noite, um pesadelo horrível com familiares próximos, muda a rotina dessa bela jovem. Preocupada com esses pensamentos horríveis vai atrás do irmão (que mora nos Estados Unidos) atrás de alguma informação que comprove ou não aquelas imagens. Toda a busca da personagem gera desgastes com a família e os amigos.

Personagens que cercam a protagonista (alguns bem peculiares) brilham e compõem bem à trama como um todo.

Emilia tem uma relação com Sabina de amor camuflado de gratidão. Deficiente visual, vive em uma casa antiga, possui poucos amigos e um cachorro que a ajuda no dia-a-dia.  Paula sempre a visita, confortando, ajudando-a e desabafando seus problemas com o namorado.

Maria é uma outra amiga da protagonista que tem destaque na trama. Solitária e remoída por conta da traição do ex-marido (por uma mulher mais jovem) acaba encontrando abrigo nos braços de Marisa. Assim, um triângulo amoroso esquisito é definido.

Franco (interpretado por Alessio Boni) é o namorado de Sabina. Ator de teatro, tem sua grande chance, de gerar alguma renda, através da oportunidade para fazer um personagem em uma série médica de televisão. É o que mais sofre as conseqüências depois que os sonhos ruins começam a fazer parte da vida de sua namorada.

A personagem principal é muito bem interpretada pela atriz italiana Giovanna Mezzogiorno. Muitas fraquezas são expostas em tela, fazendo desse trabalho uma tarefa árdua para qualquer artista. Assuntos delicados, traição, amizade, a mudança de atitude é constante. Quando o irmão começa a aparecer em tela percebemos que ela não é a única afetada por pensamentos estranhos. No diálogo dos dois é que descobrimos, enfim, a verdade.

Com um roteiro assinado por Giulia Calenda, Francesca Marciano, Cristina Comencini, baseado no livro dessa última (diretora do longa), ‘Segredos do Coração’ é um filme que precisa estar na sua coleção.