Top 5 – Melhores e Piores: Keanu Reeves, o libanês 'escolhido' que já brigou com produtores por conta de uma peruca

Keanu Charles Reeves nasceu em Beirute, no Líbano, filho de uma futura figurinista (na época em que conheceu o pai de Keanu ela era dançarina) e um geólogo. A mãe de Reeves estava trabalhando em Beirute, quando ela conheceu o pai, que abandonou a esposa e a família, quando Reeves tinha três anos e atualmente não tem qualquer relação com ele. Quando criança o futuro astro do cinema foi diagnosticado com dislexia. Reeves se mudou para muitos lugares e morou com vários padrastos. Certa vez, a mãe de Keanu, levou a família para a Austrália e depois para Nova York, lá sua mãe casou novamente e a família foi morar em Toronto.

Durante o Ensino médio ele fora um goleiro de Hockey muito promissor, em uma de suas escolas de ensino médio que frequentou. Keanu Reeves sonhava em se tornar um jogador de hóquei e disputar as olimpíadas pela seleção do Canadá mas uma lesão acabou com suas esperanças de uma carreira no esporte. Logo após, freqüentou a Escola de Artes de Toronto mas foi expulso antes de terminar o curso.

Chegou em Hollywood em meados da década de 80, com muito pouco dinheiro no bolso, para tentar a vida como ator. Nesse mesmo ano, conseguiu o papel de um jovem em um filme de médio porte e algum tempo depois, surgiu uma grande oportunidade em um filme que estaria entre seus maiores sucessos "Bill e Ted" (que deve ter novo filme muito em breve). A partir desse sucesso relâmpago nunca mais fugiu de produções voltadas à cinema, assim, teve chances de trabalhar com ótimos diretores, como: Bernardo Bertolucci, Francis Ford Coppola, Gus Van Sant e Kenneth Branagh.

Keanu Reeves, que teve a  carreira marcada pela trilogia "Matrix", tem muitas histórias peculiares. Entre elas uma dos bastidores do filme "Velocidade Máxima". A produção do longa em questão, o queriam com o mesmo cabelo que ele tava no filme "Caçadores de Emoção", mas no início das filmagens apareceu com a cabeça quase rapada. A alegação de Keanu é que não haviam policiais da SWAT com cabelos compridos. A produção então, tentando consertar o impasse, pediu para ele colocar uma peruca, acessórios que ele não colocou de jeito nenhum. Outra história, é a de que Keanu abriu mão de parte do seu salário no filme "Virando o Jogo" para que Gene Hackman pudesse fazer parte do elenco. Santa generosidade!

Abaixo analisaremos os cinco melhores e os cinco piores trabalhos desse peculiar ator de 47 anos, extremamente reservado e que em nada se parece com um astro de cinema. Serei muito breve nos comentários dos filmes – assim, o artigo não fica muito grande e ninguém usa a desculpa de que ficou com preguiça de ler (rs). Ainda assim, peço desculpas desde já.



Os 5 Melhores de Keanu Reeves
Velocidade Máxima - Garotos de Programa - Caçadores de Emoção - O Advogado do Diabo - Matrix


5+ “Velocidade Máxima” (Speed, 1994) de Jan de Bont
Um dos filmes mais conhecidos do público brasileiro, protagonizado pelo Keanu Reeves. Nessa trama de ação muito bem dirigida por Jan de Bont, Reeves assume o papel de um agente da polícia que precisa deter um perigoso terrorista, interpretado pelo ótimo Dennis Hooper. 

4+ “O Advogado do Diabo” (The Devil's Advocate, 1997) de Taylor Hackford
Nesse longa, com um elenco muito interessante ao seu lado (Al Pacino, Charlize Theron, Connie Nielsen...), Reeves interpreta um advogado vitorioso que ao se mudar para Nova York começa a ser perturbado por aparições inesperadas. Um filme que muita gente ama, ou odeia.

3+ “Matrix” (Matrix, 1999) de Andy Wachowski, Larry Wachowski
Um dos maiores sucesso do 'cinema nerd', dirigido por Andy Wachowski e Larry Wachowski, "Matrix" é um grande marco na história do cinema e automaticamente da carreira de Keanu Reeves, que faz o protagonista Neo. Um longa que, quando é compreendido é a amado pelo espectador. Uma experiência bastante interessante que ficou muito legal visto nas telonas.

2+ “Caçadores de Emoção” (Point Break, 1991) de Kathryn Bigelow
Um daqueles filme spara ficar marcado na memória dos cinéfilos com cenas muito interessante e com um desfecho espetacular. Na trama, Keanu Reeves faz um novato agente da polícia que trabalha em uma operação, disfarçado, para tentar prender perigosos assaltantes mascarados de bancos. O trio: Bigelow, Swayze e Reeves mandam muito bem.

 1+ “Garotos de Programa” (My Own Private Idaho, 1991) de Gus Van Sant
Talvez o melhor filme da carreira de Reeves, onde trabalhou ao lado do amigo River Phoenix . Nessa produção ele teve a chance de trabalhar com um dos mais conhecidos diretores de todos os tempos, Gus Van Sant. Na trama vemos dois jovens garotos de programa que ganham a vida nas ruas.


Os 5 Piores de Keanu Reeves
A Casa do Lago - O Dia em Que a Terra Parou - A Ocasião Faz o Ladrão - O Observador - Reação em Cadeia
5- “Reação em Cadeia” (Chain Reaction, 1996) de Andrew Davis
Deveria se chamar "Reação nas cadeiras". Impressionante como esse filme consegue ser chato e maçante ao mesmo tempo.

4- “O Observador” (The Watcher, 2000) de Joe Charbanic
Reza à lenda que Keanu Reeves nem ia fazer esse filme e que por uma situação peculiar (uma troca de assinaturas) acabou entrando na produção. Realmente ele não tava com a mínima vontade de realizar esse projeto sonolento.

3- “A Ocasião Faz o Ladrão” (Henry's Crime, 2010) de Malcolm Venville
Um dos últimos filmes que quem vos escreve viu de Reeves. Filme com grande potencial mas que se perde na não expressão do personagem de Keanu. Talvez o pior filme da carreira da excelente Vera Farmiga.

2- “A Casa do Lago” (The Lake House, 2006) de Alejandro Agresti
Sandra Bullock e Keanu Reeves já tinham feito um trabalho interessante em "Velocidade Máxima" mas infelizmente não conseguem desempenhar nada daquela harmonia nesse filme pra lá de brega. O longa dirigido por Alejandro Agresti é um remake muito mal feito de um filme oriental muito bom.

1- “O Dia em Que a Terra Parou” (The Day the Earth Stood Still, 2008) de Scott Derrickson
Você acaba a sessão desse longa dizendo: Porque esse filme demorou tanto? Tudo é muito esquisito na fita. Atuações, direção, roteiro pra lá de capenga...Realmente, após esse filme, estamos mais próximos do fim do mundo.


Menção Honrosa/Horrorosa: Keanu Reeves participou do interessante filme de Mike Mills, “Impulsividade” e do excelente “A Vida Íntima de Pipa Lee”, de Rebecca Miller.


Atualmente Keanu Reeves está atuando e dirigindo(sua primeira experiência como diretor) o filme "Man of Tai Chi" que deve ser lançado mundialmente em 2013.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Só espero que Reeves seja melhor diretor do que ator.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir