18/08/2013

Crítica do filme: 'Por que Você Partiu?'

Em 94 minutos de muitas receitas e grandes emoções, o diretor Eric Belhassen faz uma bela busca nas razões de grandes chefes de cozinha franceses terem partido da capital mundial da culinária para uma terra diferente, cheia de possibilidades. Com muita simplicidade e algumas pequenas escorregadas nos enquadramentos – que desconsideramos pelo todo da obra – o cineasta radicado no Brasil executa esse trabalho pois também queria saber sua própria resposta para a pergunta que indaga. 

Em mais esse ótimo documentário lançado esse ano no Brasil – Elena, Margareth Mee e a Flor da Luz  e Doméstica também se destacaram em 2013 – acompanhamos os percursos de cinco chefes de gastronomia que moram no Brasil e largaram família e seus respectivos empregos em busca de sucesso em nossa terra. Por meio de suas comoventes histórias familiares, o filme investiga as razões que os levaram a deixar a terra da culinária mundial.

Muito bem definido pelo roteiro, conhecemos o que precisamos de cada um dos personagens que possuem uma evidente busca pela perfeição em comum. Em algumas sequências acompanhamos o cotidiano estressante dos chefes e suas famosas cozinhas brasileiras. A rigidez e a cobrança de comprometimento sobre suas equipes é evidenciado em gritos e atitudes grosseiras por parte de alguns deles. Poucas cenas sao editadas e podemos acompanhar na íntegra o que realmente ocorre por traz do seu pedido em um restaurante.

Os depoimentos dos familiares de cada um dos profissionais da cozinha possuem suas peculiaridades e ajudam o público a descobrir as razões  de suas vindas para nossa terra. Brigas entre pai e filho, ciúmes da esposa, desilusões amorosas são alguns dos temas que são abordados neste documentário que estreou em apenas uma sala no Rio de Janeiro. Nessas horas, nos perguntamos o porquê os filmes bons não chegam ao público? Será falta de salas de cinema de arte ou será a ganância e o retorno do lucro com lançamentos blockbusters?


O documentário tem clima de road movie. O público se sente em uma aventura, viajando de um lado ao outro e descobre parte dos segredos de mentes brilhantes da culinária internacional.  A receita deles é outra coisa em comum. Pegue a coragem, bate no liquidificador, corte a saudade em rodelas, coloque pitadas de amor e boa sessão!