27/07/2019

Crítica do filme: 'Casal Improvável'


Quando o choque entre dois mundos diferentes faz o amor acontecer. Existem atores tão peculiares que se um projeto (e todos que o envolvem) topam a ideia de entrar nesse universo, às vezes meio doido (como no caso), tudo acaba encaixando com ótimo ritmo: críticas sociais, políticas, etc. Exatamente isso o que ocorre nesse filme protagonizado pela ganhadora do Oscar Charlize Theron e o famoso comediante Seth Rogen. Dirigidos pelo cineasta Jonathan Levine, com roteiro de Dan Sterling e Liz Hannah, esse ‘Casal Improvável’ é uma mistura de inteligentes pitadas cômicas e argumentativas sobre o universo político norte-americano ao longo de todo o tempo.

Na trama, conhecemos a secretaria de estado dos Estados Unidos, Charlotte Field (Charlize Theron), uma mulher inteligente que luta por causas nobres e acaba tendo a oportunidade de concorrer ao lugar mais cobiçado da Casa Branca. Em certa noite, em uma festa reservada, acaba reencontrando Fred Flarsky um jornalista de que ela cuidava quando criança. Logo a empatia entre os dois aparece e Charlotte resolve chama-lo para ser seu redator de discursos, isso acaba abrindo margem para o surgimento de um sentimento intenso entre os dois ao longo de todos os preparativos de lançamento de candidatura à Presidência.

Com pré estreias espalhadas pelo Brasil na semana do dia dos namorados, Casal Improvável, antes de uma comédia é realmente um filme que conta uma inusitada história de amor. Mas a comédia e o amor acabam sendo um grande background para críticas e mais críticas sobre a ótica dos que tem o poder em um grande duelo contra ideais. O pensamento x realidade é colocado em cheque várias vezes, e, em vários contextos, deixando as entrelinhas comandarem todo o espetáculo.

Tudo se molda ao jeito Seth Rogen de atuação, todos embarcam nessa onda e o filme ganha demais com isso, é como se um time jogasse por aquele companheiro que não é um craque mas tem suas peculiaridades interessantes. Com um orçamento de cerca de 20 milhões de dólares, Casal Improvável foi uma boa surpresa nesse circuito exibidor dominada por mega blockbusters.