04/07/2019

Crítica do filme: 'Democracia em Vertigem'


As verdades só se tornam realmente verdades quando nós mesmos sentimos o que vivemos. Um dos documentários que mais trouxeram discussões nos últimos tempos, Democracia em Vertigem, que está disponível na plataforma de streaming Netflix, é uma saga sobre os rumos políticos do Brasil nos últimos anos e a troca do poder da esquerda para a direita. Abordando relatos pessoais em paralelo com a cronologia de queda da ex-presidente Dilma Rousseff, a competente cineasta Petra Costa narra essa trajetória de sua vida que se torna um espelho do que acontece nos bastidores do poder ao seu redor.

Com imagens e alguns relatos de muitas figuras políticas brasileiras, Petra vai da ascensão à queda do PT, e nas entrelinhas, expõe sua visão pessoal sobre toda essa situação. A vida da cineasta é aberta, como nos seus relatos sobre ser parente de um dos criadores de uma das maiores construtoras do país e os momentos que seus pais viveram lutando contra a ditadura.

Considerado um dos melhores documentários do ano pelo 'New York Times', Democracia em Vertigem, assim como o Brasil se encontra ultimamente, vai ter gente que não vai querer assistir por ser de direita e poderá ser louvado por muitos do outro extremo. De qualquer forma, torcemos para todo mundo assistir e tirarem suas próprias conclusões. Pra mim, é um belo trabalho dessa grande cineasta brasileira.