30/01/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #262 - Marisa Peixoto


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa convidada de hoje é cinéfila, de Brasília. Marisa Peixoto tem 22 anos. Formada em Audiovisual pelo IESB, com cursos também realizados na Universidade de Oxford (Inglaterra) e SIAS (China).  Atualmente trabalha como assistente de direção para produtos audiovisuais, e possui a página @ki.ne.ma no instagram, onde fala sobre o audiovisual e o seu mercado.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Existem 2 cinemas aqui que eu não abro mão por nada nesse mundo. O primeiro é o Itaú Cultural, que consegue ter um equilíbrio muito bom entre filmes blockbusters e indies. Acho que nunca fui lá para só ter filmes americanos de alto orçamento passando: sempre têm pelo menos um filme brasileiro, e outro de algum outro país. Época de Oscar também (quando ainda podíamos ir ao cinema) eu praticamente vivia lá, pois todos os filmes passavam por pelo menos uma semana.

 

O outro cinema é o Cine Cultura, do Liberty Mall. Essa sala de cinema opera de uma forma que é mais focada para filmes fora da rota comercial. Tem filme que você só acha passando lá. As salas também acabam fazendo parte do circuito de festivais, com alguns festivais de Brasília passando seus filmes por lá.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

É muito triste o fato de ter pais cinéfilos, pois desde pequena eles me levavam para o cinema. Isso resulta em eu não ter uma memória que muitos têm de "ah esse foi o primeiro filme que eu vi no cinema". É como se a sala de cinema sempre fizesse parte de mim, sabe? Então, no quesito de assistir filmes, eu infelizmente nunca tive essa experiência.

 

Mas em relação a fazer filmes (é tão intrínseco em mim que até decidir seguir carreira) o filme (junto com o livro) que me fez ver a arte de fazer filmes com outros olhos, foi A Invenção de Hugo Cabret (filme por Martin Scorsese, livro por Brian Selznick). Não só é um filme totalmente mágico, como conta a história de um dos pais do cinema, e essa perspectiva de tudo o que acontece por trás das câmeras me guiou em um caminho no qual estou hoje.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu passo por fases quando o assunto é diretor favorito. Nunca fico somente em um (e admiro muito quem consegue se comprometer a ter um diretor favorito). No momento estou amando Adam Mckay. A forma como ele consegue incluir sátiras muito bem elaboradas dentro de assuntos sérios tem me conquistado. Estou iniciando agora um projeto que tem essa pegada, e tenho olhado bastante para suas obras, principalmente Vice. A primeira vez que assisti ao filme e (spoiler) com tipo, 30 minutos de filme os créditos sobem, me deixou tão confusa, e eu me diverti tanto. É igual ao meme que ficou circulando na internet por um tempo, onde, se o personagem X não fizesse Y, o filme acaba. Adam Mckay conseguiu incluir o meme em um filme indicado ao Oscar. 

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Sabe aquilo que dizem "não pergunte para uma mulher a sua idade"? Eu sinto a mesma coisa quando me perguntam qual o meu filme favorito. Eu tenho uma resposta para o meu filme favorito em questão de roteiro, outro em questão de produção, outro por conta da fotografia, ai acaba que tenho uns 12 filmes favoritos kkk Mas reassisti Aquarius esses dias, e lembrei como esse filme é muito, muito bom.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é consumir, e saber apreciar, todos os tipos de conteúdos audiovisuais que existem. Não é só assistir filmes - vivemos agora em um momento de ouro para as narrativas seriadas. Também não é sobre somente consumir o que é "bom" e "cult" - para se entender o que é bom, você precisa passar pelo o que é ruim. Só assim você consegue de fato entender quando algo realmente é espetacular. Quanto mais vasta for a sua experiência cinematográfica, melhor você consegue apreciá-la.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece  possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Entendem da parte financeira do cinema, ou seja, como ganhar dinheiro kkkk  Não acho que eles necessariamente entendem de linguagem e arte cinematográfica. O foco deles é mercado e ganhar dinheiro, por isso temos absurdos como Vingadores: Ultimato ocupando 80% das salas de cinema.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

 

Como as conhecemos, sim, mas não por completo. Atualmente, a maior parte dos cinemas trabalham dentro do sistema Multiplex, que é quando o cinema possui várias salas, cada uma com uma programação diferente. Eu acredito que a tendência seja voltarmos a ter cinema com uma, duas salas, e uma programação variada dentro dessas salas. Isso diminui, consideravelmente, os custos operacionais de uma sala, possibilitando que o cinema se mantenha.

 

Também acredito que o cinema vai precisar se reinventar no quesito experiência. Em uma realidade onde você consegue ver tudo na internet, ir ao cinema, e pagar o ingresso caro, precisa ser justificado. O que os cinemas poderão oferecer de diferente para o espectador, que não seja uma tela grande e som bom?

 

Durante algum festival de 2020, não lembro agora se foi no Cannes Next ou no Carla, Johanna Koljonen, que é a analista do Nostradamus Report, um documento que anualmente analiza as tendências e mudanças que estão acontecendo dentro do mercado cinematográfico mundo afora, disse que, quando perguntaram para as pessoas qual o filme que as fariam voltar para o cinema durante a pandemia, as respostas em sua maioria eram filmes indies, filmes artísticos, e poucas pessoas responderam em relação a grandes blockbusters. Isso para mim também mostra a tendência de termos dois tipos de sala de cinema no futuro, uma voltada aos grandes blockbusters, que precisam fazer dinheiro dentro das salas, e também uma mais voltada para o cinema como arte.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Culpa (2018) é um filme dinamarquês que acompanha um atendente de emergência que acompanha o caso de uma mulher que foi raptada. O filme é praticamente caixa fechada, ocorrendo dentro da sala desse atendente, que fala no telefone com essa mulher. Recomendo total.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não. Por mais que já estamos agora iniciando o processo de vacinação, e o celluloid junkie realizou uma pesquisa nos EUA mostrando que nenhum caso de COVID foi transmitido dentro de um cinema até então (https://celluloidjunkie.com/2020/10/19/cj-analysis-the-number-of-covid-19-outbreaks-traced-to-cinemas-is-zero/) eu ainda sinto que é uma falta de responsabilidade abrirmos as salas de cinema.

Aconteceu em alguns cinemas na europa a criação de salas virtuais. Essa sala tinha uma programação, por horário, e você precisava pagar uma pequena taxa para assistir a esse filme, que só será disponibilizado nesse horário. Acho isso uma alternativa interessante para os cinemas, mas isso não aconteceu no Brasil.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

 

A qualidade do Cinema Brasileiro está excepcional, e quem diz o contrário não está prestando atenção. Óbvio que vira e mexe aparece um filme ruim, mas isso acontece em qualquer lugar. Quando se produz muito, nem tudo vai ser tão bom.

 

Dou como exemplo Turma da Mônica Laços, de 2019, e Tudo Bem no Natal que vem, de 2020. Sim, esses filmes tiveram orçamentos altíssimos, orçamentos que, de uma forma geral, não são muito comuns no Brasil. Contudo, esses filmes possuem padrão de qualidade de cinema norte-americano (que infelizmente é o que usamos como referencial) porém trazem a nossa história brasileira.

 

Estamos cada vez mais conquistando espaço internacional (que também, infelizmente, no Brasil é um passo importante para o reconhecimento do filme dentro do próprio país). Bacurau, por exemplo, rodou o mundo todo, estava na lista de filmes favoritos do Barack Obama, como top 10 filmes em vários sites internacionais. Até mesmo esse ano, temos vários curtas que estão qualificados para Oscar, um deles é a animação Umbrella, que eu espero muito que seja indicado.

 

Porém, toda essa qualidade crescente que temos experienciado nos últimos anos tem sido ameaçada com a ausência de políticas públicas para a criação, execução, e distribuição do Cinema Nacional. É importante lutarmos pelo o que é nosso, e garantir a existência de uma narrativa brasileira, dentro de tantas outras internacionais.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Super clichê, mas tenho adorado o trabalho do Daniel Rezende. Ele tem se mostrado um ótimo diretor em Bingo e Turma da Mônica: Laços, e estou ansiosíssima para o novo filme da turminha ano que vem.

 

12) Defina cinema com uma frase:

" Se você já se perguntou de onde vêm seus sonhos... olhe ao redor. É aqui onde eles são feitos" - A Invenção de Hugo Cabret.

(eu fiz uma tradução livre dessa frase, não achei ela em pt).

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Na estreia de Capitão América - Guerra Civil, fui com alguns amigos para assistir a sessão da meia noite. O filme começou e depois de uns 5 minutos, a imagem ficou toda embassada do nada. Foi o maior escândalo, pararam, voltaram, e dessa vez o áudio não funcionava. Foram umas 4 tentativas, já sabia os primeiros 5 minutos de có praticamente, mas não conseguiram fazer o filme funcionar. O Cinemark mudou todo mundo de sala, mas sem pensar no assento marcado, o que se tornou uma zona, todo mundo sentando em qualquer lugar. Depois de mais de uma hora, conseguiram dar play no filme. Fui sair do cinema já eram umas 3 da manhã, mas conseguimos descolar um ingresso gratuito com toda a confusão. 

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

um grande "que?"

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Depende do tipo de cinema que você faz. Eu diria que ser cinéfilo ajuda, mas não é pré-requisito. Mais importante do que ser cinéfilo é entender a linguagem cinematográfica.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Eu sou o tipo de pessoa que, mesmo em filmes ruins, tenta extrair algo, nem que seja como não fazer algo. Dito isso, A Bruxa de Blair original é um filme que eu tenho 0 paciência. Não acontece nada, não da medo, passamos 5 minutos vendo o nariz escorrendo da atriz. Eu entendo a importância histórica deste filme, e como ele abriu espaço para que algo como Atividade Paranormal exista, mas o filme não tem nada.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Da mesma forma que não consigo me comprometer a um diretor favorito, não consigo me comprometer a um filme favorito, ainda mais documentário, que, nessa quarentena, foi o que mais acabei vendo.

Mas, recentemente assisti A Terra é Plana, que fala sobre a sociedade terra planista que tem conseguido cada vez mais seguidores. Eu comecei a assistir assustada, achando que seria uma hora e meia dos caras tentando me convencer de que a terra é plana. Mas o doc faz um bom trabalho em trazer as duas perspectivas, tanto das pessoas que acreditam que a terra é plana, como de cientistas que estão lá para dizer que não. A parte mais divertida são os terra planistas tentando realizar experimentos para comprovar que a terra é plana, somente para descobrir que a terra é redonda.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

No cinema, não. Não quero incomodar outras pessoas, que às vezes ainda estão processando o filme. Em festivais e estreias, sim. É uma forma de dar um feedback para os artistas (galera adora falar que tal filme recebeu 8 minutos de aplauso em Cannes) como também mostrar sua apreciação ao filme que fizeram.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Eu AMO Kick-Ass.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Eu gosto muito do Tela Viva e Revista Exibidor, que trazem notícias sobre a indústria cinematográfica como um todo. Também consumo muito o AdoroCinema.