18/03/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #321 - Rafael Mendes


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Campinas (São Paulo). Rafael Mendes tem 31 anos, é criador da página @cinemainerente no Instagram.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Kinoplex sala 7 (Parque Dom Pedro shopping).

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O Rei Leão em 1994 (por incrível que pareça dormi nos trailer e só acordei nas cenas pós crédito) não me perdoo desde então.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Gosto de Kubrick.... Mas vou de Peter Jackson em Senhor dos anéis o retorno do rei.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Vou de O Auto da Compadecida pelos personagens pelo que repele da cultura brasileira.. E pelo drama e comédia que carrega (central do Brasil e ótimo mas já está bem batido).

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Cinéfilo é atravessar a linha atemporal em cada frame... Cena ou época que cada filme nos leva... Relembra a primeira vez que viu algo inédito com alguém querido ao lado ou se motivou algo em você que se não fosse um filme você provavelmente não faria ou não teria o senso de atitude de despertar.. Cinéfilo é ver... Ser e rever.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que não. Não tive este pensamento antes. Mas é mais por bilheteria... O que o filme se vende antes alavanca mais salas para tal Oferta e demanda apenas.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

As salas de cinema só vão acabar quando pessoas não quiserem mais se entrosar com pessoas do seu mesmo gosto de hobbie...

Ajudaria se os custos de pipoca e entrada não se auto glamuras em tanto. Cinema é fruto do meio.. E nós (a maioria proletariada do país) somos o meio.

Nosso entretenimento mor é TV... Futebol, cerveja, cinema e música.

Tirar um deles ou o cinema em questão é deixar a nossa mente e percepção de raciocínio no retrocesso.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

A Escolha de Sofia... Demorei tanto pra assistir.. Que papel favorável a Streep.. E Piaf- Um Hino ao amor com Marion Cotillard. Sensacional e verossímil.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

As igrejas abrirem e as salas de cinema não é algo realmente descomunal. Entendo que a religião é um pilar forte e já enraizado na sociedade. Mas o cinema é muito mais organizado que a outra. Mas para não pesar pra um e outro, deveriam abrir após a luz no fim do túnel com vacinas distribuídas e a neura social já anulada.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Cinema nacional e ótimo. Se você garimpar bem vai encontrar bastante títulos bons no main stream. O cinema nacional na maioria das vezes é derivado da TV nacional. TV nacional dificilmente tem algo atrativo. Então....

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Matheus Nachtergaele...(ja viu tapete vermelho??).. esse cara é muito bom.. Pode ser até caricato em alguns filmes mas ele deixa sua persona em cada personagem.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Agora, mais do que nunca precisamos de falar uns aos outros, para ouvir uns aos outros e entender como vemos o mundo, e cinema é o melhor meio para fazer isso. Scorsese

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Tínhamos uma mania quando jovem de ver filmes gratuitos no cinema (eu tinha 15 anos... Não era igual mas anti ético kkk). Assistia os filmes (até 3 se eu fosse um mestre na arte do golpe) e ainda por cima resgatava os valores de volta, e um truque milenar kkk se quiserem saber mais vão tem que seguir minha página e comentar.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Um Marco... um filme meramente importante para denominar o que é filme e o que é trash freak.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Tarantino é um dos maiores cinéfilos existente nesse mundo. É necessário mas não é essencial. Se o cara domina a técnica e nos expressa a mestria em qualquer longa é digno.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

A viagem é O Vingador do Futuro com Colin Farrell... Nesse dia eu saí da sala do cinema em 15 min (se saísse antes aproveitaria a promoção do Bobs).

 

17) Qual seu documentário preferido?

Adoro documentários. Jim e Andy é visceral e melancólico a ponto de você ver e analisar a grandiosidade de Jim Carrey como um ator em si. Robbie Williams também em contra partida e outro documentário para todo cinéfilo enaltecer ambos legados.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Recentemente em Coringa e Era uma vez em Hollywood.. Ahh e Rocketman. Em Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei também foi apoteótico. Me dá orgulho em pagar um ingresso pro cinema (mesmo que custe uma parcela do celta kkk).

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

60 segundos. Os outros são o Nicolas Cage como memes (zangado... Com fome.... Feliz... Lunático).

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Adoro Cinema. Mas para ver resenhas tenho dois caras que acho excelentes:

1 Thiago do meus dois centavos... A forma expressiva é olhar dele como crítica em. Partes holísticas (noção técnica.. Moral.. Psico... e assim vai) e show de bola.

2 Raphael Santos. Arretado na maneira como expressa em tom poético sua visão ao cinema e atual quando fala de cultura pop.