24/07/2021

,

Crítica do filme: 'Sob o Pé de Toranja - A História de CC Sabathia'


A importância da família e a força de vontade na busca de ser um ser humano melhor para si mesmo e para os outros. Disponível no ótimo catálogo do streaming da HBO Max, Sob o Pé de Toranja - A História de CC Sabathia é um documentário muito interessante que nos mostra as conquistas e os dramas de uma lenda da liga profissional de Baseball norte-americana, o arremessador CC Sabathia. Ao longo de menos de uma hora e dez de projeção, vamos vendo sua forte ligação com a família, e o seu auge como atleta quando enfrentou um grave problema de Alcoolismo que o deixou à beira de perder tudo que conquistara até ali. Por meio de depoimentos, vídeos e imagens, vamos entendendo um pouco da vida desse talento raro.


Tudo começou em Vallejo (Califórnia), no quintal de sua avó. Ela tinha um imenso pé de toranja e o protagonista sempre que a visitava jogava as frutas que caia tendo uma cadeira como alvo. Ali, naquele lugar simples CC Sabathia (que viria ser um dos maiores esportistas das grandes ligas dos esportes norte-americanos), podia sonhar com tudo que queria em sua vida. Aos poucos ele cresce e os conflitos começam a aparecer na sua frente: o afastamento da relação com o pai após a separação com a esposa (mãe de Sabathia); mais perdas que viriam acontecer pelo caminho; suas dificuldades no casamento de muitos anos ao lado da esposa que ajudou como pode o jogador nos momentos mais difíceis; o grave e quase silencioso problema de alcoolismo que passou.


Segundo ele mesmo: “sempre que uma coisa boa acontecia, outra ruim vinha logo em sequência”. Nos mostrando parte de seu último ano como atleta, após 19 anos como profissional de um esporte muito querido pelos Estados Unidos e vestindo a camisa de um dos times mais tradicionais da maior liga de baseball do mundo, o documentário busca nos mostrar a maior parte da vida desse pai, marido que, quando estava longe dos estádios, das competições, muitas vezes não soube lidar com os problemas que apareciam na sua frente mas de muitas formas deu a volta por cima.


O filme gera seu impacto mas também grandes pontas de esperança. Belo projeto, que sirva de inspiração para muitos outros atletas ou não atletas.