29/07/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #489 - Adriano Jabbour


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, do Rio de Janeiro. Adriano Jabbour tem 22 anos. É Bacharel em Cinema na PUC-Rio. Foi responsável pela direção, produção e roteiro de 2 curtas metragens e, junto com outra diretora, também fez parte da direção e pela montagem. Estagiou na área de mídias sociais na rede hoteleira Arena. Atualmente está focado em um novo projeto de curta e trabalha na área de mídias sociais na área do comércio. Responsável pela página no Instagram de humor e cinema O Árabe Cinéfilo (@arabecinefilo).

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Eu costumo frequentar várias salas de cinema pelo Rio, mas a rede de cinema que eu mais frequento, facilmente posso dizer, é a rede de cinema Estação NET. Até porquê muitos festivais acontecem por lá e muitos filmes que, mesmo sendo populares, acabam indo para esses cinemas, já que outros cinemas maiores escolhem muitos poucos filmes, e escolhem só aqueles focados para grande público, ou que possam render uma grande bilheteria. Mas o Estação NET que eu vou mais é o de botafogo, até porque é perto dos bares. Sempre acabo um filme e vou pra algum bar encher a cara sozinho, ou com alguém para falar sobre o filme.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Eu fui muito ao cinema quando criança, então nunca pensei sobre isso dentro do cinema, mas quando eu comecei a ver mais filmes pela televisão. No momento que comecei a ver filmes em plataformas streaming eu tive um mix de sentimentos contraditórios, sendo eles a falta da experiência da tela grande diante meus olhos e acompanhado de outros espectadores versus eu deitado em minha cama com o filme rolando diante meus olhos em uma tela de laptop. Eu concretizei a ideia do cinema ser um lugar diferente, quando comecei a ver filmes de vários gêneros em lugares diferentes, até em celular. Depois de alguns anos descobri que o cinema é uma experiência diferente principalmente quando você vai ver um filme sozinho, que para mim é a melhor. Acho que é algo que muda para cada um ao longo tempo e também pelo interesse de experiência. Mas o primeiro filme que eu vi e pensei "Um dia preciso ver esse filme no cinema" foi Holy Motors do Leos Carax, que é meu filme favorito.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Como eu respondi na pergunta anterior, meu filme favorito é o Holy Motors, e eu amo Leos Carax. Porém, Carax não é meu diretor favorito, mesmo sendo um dos que eu mais gosto. É complicado responder qual diretor seria o meu favorito, diretora também, porque gosto de muitos e todos eles são muito bons. Mas, sou um grande fã do cinema do Kobayashi, na verdade, coloco ele até no patamar de estar na categoria "Melhores Diretores de Todos os tempos", porquê muito o que vejo nas obras dele são coisas que me marcaram bastante. Então diria Miyazaki Kobayashi, e a trilogia "The Human Condition". 

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Pagador de Promessas. Mesmo eu sendo um estudante de cinema apaixonado pela filmografia e trabalho completo do Nelson Pereira dos Santos, que coloco na mesma categoria do citado Kobayashi, sempre que penso em um filme brasileiro que eu vi e fiquei espantado de uma forma arrebatadora foi O Pagador de Promessas. Você me pergunta o porquê, sendo honesto que eu tenho tanto interesse por essa resposta assim como você, nem eu sei porque gostei tanto desse filme.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Eu sempre vi a ideia do "cinéfilo" quase como uma piada, tanto que fiz a página no Instagram "O Árabe Cinéfilo" para brincar de forma esportiva cinéfilos, estudantes de cinema, entre outros. Porquê pra mim, ser cinéfilo, ser um ser humano que vê todos os filmes de todos os gêneros e em alta quantidade é estranho para mim. Porquê, dando um exemplo meu, tem filmes que as vezes eu olho para o cartaz, ou vejo o trailer, e simplesmente penso: "não vou ver esse filme, só a capa me parece uma bosta, e a vida é muito curta para ficar perdendo tempo com filme ruim." Claro que eu já quebrei muito minha cara com isso, porém é algo que sempre penso antes de ver um filme. Porque sempre penso na ideia, que claramente qualquer pessoa que gosta de cinema e estuda cinema pode pensar, "poderia ter visto um filme melhor, aproveitado melhor meu tempo". Seria hipocrisia da minha parte dizer que não sou um reflexo de uma sociedade digital que busca aproveitar sempre o tempo que tem da melhor forma possível, a ideia de perder meu tempo é extremamente amedrontadora.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Eu prefiro não falar dos responsáveis das programações de cinema, pelo simples motivo de que as vezes eles podem não ser necessariamente os únicos que apontam o que deve passar ou não no estabelecimento. Existe muita coisa além de nosso conhecimento sobre esse assunto e sobre quem realmente decide o que vai para a sala de tal cinema ou não, algo que, se eu não tenho noção do tamanho de todo esse caminho, faz eu escolher o silêncio mesmo e assumir minha ignorância sobre um assunto cuidadoso como esse quando se envolvem postos de trabalho, e pessoas que as vezes não tem a escolha se não obedecer.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Se o teatro não acabou, por que o cinema acabaria?

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Vou indicar um filme brasileiro que sou apaixonado, feito pela diretora Anita Rocha da Silveira, Mate-me Por Favor de 2015. Esse filme é um filme que considero obrigatório quando se trata de cinema nacional. Até hoje quando converso sobre cinema nacional ele é um dos primeiros que me vem a cabeça.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não, porém apoio a ideia do estado apoiar redes de cinema com espaços ao ar livre e que tenham o distanciamento de uma pessoa para outra. Além de ser uma nova experiência para aqueles que nunca viram um filme em tela de cinema ao ar livre, consigo enxergar uma forma de fazer sustento aos trabalhadores da área e ajudar economicamente esse setor que é um dos mais afetados pela pandemia.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

A qualidade do cinema brasileiro independente é algo que bate muitas produções internacionais. Acredito que se o Brasil investisse mais na área audiovisual, poderíamos ser um dos maiores produtores em quesito de qualidade e de produção. Temos muitos profissionais dentro da área, eles estão sem oportunidade, e isso é algo que só piorou com o novo governo.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Gabriel Mascaro e Claudio Assis. Sempre que penso em fazer um roteiro novo, lembro dos filmes do Assis. Seus filmes tem algo muito hipnotizante que eu não sei dizer muito bem oque é. A loucura dentro das suas obras, e no que vi em 2019 do Mascaro, Divino Amor, é algo que as vezes sinto falta faz algum tempo. Não só no Brasil, como no cinema estrangeiro também.

 

12) Defina cinema com uma frase:

 

A diferença do cinema para a vida é uma tela que divide o espectador preso em mundo finito, vendo um mundo infinito na sua frente.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Eu só tive uma, e na verdade foi mais sensorial. Eu estava vendo o filme Um Lindo dia Na Vizinhança em uma seção no Espaço Itaú de Cinema em Botafogo. E estava acontecendo algo fora da sala, como uma gritaria, e dava para ouvir, já que o filme no momento estava bem silencioso. E todo mundo da sala começou a ficar assustado com o que estava acontecendo e não estavam vendo. Quando o filme acabou, todos saíram rapidamente para ver o que aconteceu, descobrimos que um homem cometeu um ato racista contra um homem negro que estava esperando a próxima seção começar, causando uma gritaria bem na porta da seção que eu estava. Foi algo impactante até pelo fato de que o filme citado, é um filme considerado "tranquilo", e resultou em uma grande tensão geral até saber o que realmente aconteceu. E mesmo sabendo, a maioria saiu mal depois do filme, porque qualquer ser humano com o mínimo de decência sairia mal por saber que uma pessoa, pela sua própria cor, não pode ter paz nem na porra de um cinema. Complicado ...

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Na lista de filmes que não terminei...

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acredito que o cineasta não precisa ser cinéfilo, mas acredito que todos precisam de uma boa base cinematográfica pelo menos. E principalmente, precisam ler. Leitura, cultura e filmes em geral é necessário para trabalhar com cinema, além de que é importante até para formação de qualquer ser humano. Se você tem acesso a cultura, aproveite o máximo. Infelizmente, é um privilégio para poucos, até para comprar um livro em formato digital está caro atualmente.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Não gosto de muitos filmes, mas só um filme me irritou a ponto de me deixar irritado, que foi Das Tripas Coração, da Ana Carolina. É um filme super cultuado, e entendo a galera que o ama, mas eu achei esse filme ruim de uma forma que eu tirei alguns dias para voltar a ver filme de novo. Além do fato de que sou um cara que sou muito focado no som dos filmes, porque também já trabalhei na área de direção de som e também com trilha, sou músico, e o som desse filme é gritaria o tempo todo, e eu gosto de sentir a imagem e o som em conjunto. E o filme é toda hora gente gritando, um dos motivos de eu também não ter gostado muito do Massacre da Serra Elétrica, o excesso de som alto no filme me distancia muito da obra, parece que o filme é aquela pessoa que esta no seu lado falando alto, e você decide sair de lado dessa pessoa para poder ter paz. No meu caso, simplesmente pausei o filme e disse nunca mais. Pelo menos Massacre da Serra Elétrica eu vi completo, e até o utilizei para minha monografia, mas Das Tripas Coração é um filme que posso facilmente dizer que é um dos piores filmes que já vi na vida, se não o pior.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Documentário não sei, mas documentarista é, facilmente, o Eduardo Coutinho. Esse homem não tem um filme ruim.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Bati palma em poucas seções, mas a que eu bati palma e que sai do cinema tão feliz de ter visto um filme tão bom, foi O Retrato de Uma Jovem Em Chamas. Eu me arrepio sempre quando lembro do final dele, e falo com convicção de ele ser um dos melhores filmes já feitos na última década.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Eu amo Senhor das Armas, porém, sou um grande amante de terror lovecraftiano. A Cor que Caiu do Espaço de 2019.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Eu não costumo ler na internet sobre cinema, Eu busco livros físicos que falem sobre o assunto e os compro. E se eu for ler no computador, são algumas teses ligadas ao assunto que baixo e leio. Mas eu não tenho costume de acompanhar site nenhum para nada. Geralmente, gosto mais de ver vídeos falando sobre cinema e de vários lugares diferentes, porque além de eu ter acesso ao conteúdo, eu noto como eles trabalham a ideia de falar sobre o assunto em formato de vídeo, então gosto de ver montagem, efeitos, linguagem. Acho mais interessante que ficar acompanhando sites.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

 

Eu utilizo muito o Stremio, sou um homem a favor dos torrents, até porque ficar pagando não sei quantas plataformas e muitas delas não ter o que realmente estou querendo ver me faz pensar mesmo que não vale muito a pena. Eu pago apenas a Netflix e Amazon para acompanhar as novidades no mercado audiovisual sendo serie e filme, mas mesmo assim, utilizo delas muito pouco. Youtube também, até porque um acervo enorme de filmes nacionais se encontra lá e com qualidade boa. Então para mim esses canais valem mais a pena, até academicamente dizendo.