26/08/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #509 - Eduardo Pepe


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Salvador (Bahia). Eduardo Pepe tem 25 anos. Jornalista, redator, analista de comunicação e apaixonado por cinema. Maior fã de Meryl Streep e de cinema brasileiro que você provavelmente já foi ouviu falar. Instagram @eduardosspepe.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Sala de Arte. Aqui em Salvador temos a rede de cinemas Sala de Arte. São cerca de 4 salas em diferentes locais da cidade com uma programação voltada para o cinema alternativo, o tal “cinema de arte”. Tudo que não entra nas programações de shopping, normalmente, entra lá. São incontáveis filmes que eu só consegui ver porque estreou em uma das salas desse circuito. O cinema Glauber Rocha, da rede do Itaú, também tem uma programação boa que mistura blockbusters com filmes nacionais também já me possibilitou ver filmes preciosos, incluindo, uma pré-estreia exclusiva do filme Marighella, do Wagner Moura.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Fico em dúvida entre Cisne Negro, O Som Ao Redor e A Árvore da Vida. Foram três idas ao cinema que fiquei fascinado pensando “nossa, isso é diferente”. Considero o início da minha cinefilia, digamos assim.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Pergunta muito difícil. Mas, dentre tantos, o primeiro que me veio à mente foi Kleber Mendonça Filho e meu favorito da carreira dele talvez seja Aquarius. Outras possibilidades de diretores poderiam ser Michael Haneke, Lars Von Trier, Pedro Almodóvar, Sofia Coppola

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Cabra Marcado para Morrer. Pela história arrebatadora e relevante. Pelo formato inédito. Por mostrar como a história atravessou o Brasil e como o cinema fez parte disso. E, de ficção, Vidas Secas e Terra em Transe por motivos bem parecidos que o do documentário do Coutinho.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Mais que ver filmes, é amar e cultivar esse amor buscando ler e saber mais sobre filmes, bastidores e tudo relacionado ao universo cinematográfico.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feita por pessoas que entendem de cinema?

Provavelmente não. A maioria (das redes maiores) deve ser feita por gente que entende de marketing, publicidade e distribuição.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não. Se nem o vinil acabou, o cinema nunca vai acabar. A experiência pode se tornar mais rara, mas sempre vai existir.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Eu adoro Jovens Adultos, do Jason Reitman, com uma performance deliciosa da Charlize Theron. Acho que merecia mais reconhecimento. Um outro filme, esse brasileiro, que eu acho que merecia ser mais conhecido é Canastra Suja, do Caio Sóh.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

As salas de cinema são uns dos ambientes que mais seguem protocolos e regras rígidas contra a covid-19. Não me parece lógica abrir barzinhos indiscriminadamente e os cinemas ficarem obrigatoriamente fechados. Acho que deve, sim, ter regras duras, fiscalização e, claro, redução da lotação das salas, separação entre cadeiras e redução de horários, mas, no cenário atual, não vejo mais motivo para fechamento total delas. Mas também sou a favor de áreas de lazer serem exclusivas a quem se vacinou a partir do momento que todas as cidades estejam com a vacinação liberada para todos os maiores de idade.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

A última década foi espetacular para o cinema brasileiro. O cinema cresceu em todos os aspectos: público, reconhecimento, qualidade, diversidade… Ainda há um longo caminho, mas o avanço foi muito grande. Eu sou absolutamente apaixonado pelo cinema nacional!

 

11) Diga um artista brasileiro que você não perde um filme.

Tem vários, mas de ator destaco Wagner Moura. Assisto absolutamente tudo que ele lança. O mesmo para Fernanda Montenegro e Glória Pires entre as atrizes. Diretores então nem se fala. Eu assisto tudo que Anna Muylaert, Kleber Mendonça Filho, Karim Ainouz e Petra Costa lançam.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é registro de arte e vida em movimento

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Uma vez, comentando baixinho com minha mãe numa sessão de Garota Exemplar, fiz uma amizade no ato abrindo um debate sobre quem seria revelado o vilão ao decorrer do filme.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Nunca vi, nem assisti, eu só ouvi falar… Tenho esse "débito" cinéfilo.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que precisar não precisa, porque você pode apenas executar bem sua função tecnicamente e ser competente, mas para você ser um GRANDE diretor e marcar a história fica bem difícil se você não for cinéfilo. Para você ser grande em qualquer coisa, você precisa de muito referencial.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Devo tá comentando uma injustiça e esquecendo de algum filme muito pior, mas o primeiro que passou pela minha cabeça foi o Cada um tem a gêmea que merece.

 

17) Qual seu documentário preferido?

É Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho, mas como já citei ele anteriormente posso falar Jogo de Cena, também do Eduardo Coutinho, e Elena, da Petra Costa. O documentarismo brasileiro é o melhor do mundo.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já aconteceu algumas vezes, principalmente, em sessões com participação do elenco na sessão. Mas espontaneamente numa sessão comum aconteceu algumas vezes, como em Que Horas Ela Volta? e Aquarius. O cinema todo bateu palma, foi lindo. 

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Eu acho que foi Adaptação, mas amo também Despedida em Las Vegas. Nicolas Cage é um baita ator quando não está trabalhando apenas para pagar suas dívidas.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Eu gosto muito do blog da Isabela Boscov, da Veja. Acho que é o que eu mais leio e acompanho.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Eu tenho acesso a Netflix, Amazon Prime Video, AppleTV+, Globoplay e HBO Max. Eu acho que para FILMES especificamente acabo vendo mais coisa na Netflix mesmo pelo fato de ter a melhor produção própria. O Amazon Prime tem um catálogo de filmes melhor no geral, mas muita coisa eu já vi.