27/09/2021

Crítica do filme: '11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente'


As tensões de um dos mais impactantes momentos de tristeza da história mundial. O mundo nunca vai esquecer o acontecimento no dia 11 de setembro de 2001. Em 2021, a tragédia faz 20 anos e um série de reportagens e produções audiovisuais ganharam destaque em muitos lugares no infinito da internet e televisões mundo à fora. Um desses que mais chamaram a atenção foi o projeto 11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente, dirigido pelo cineasta Adam Wishart que mostra tudo que ocorrera pela ótica do presidente da época George W. Bush. São relatos impactantes, alguns surpreendentes que mostram toda a loucura que foi aquele 11 de setembro de 20 anos atrás. Esse documentário está disponível na Apple TV+.


Durante o documentário, que possui passagens atuais e filmagens obtidas da época, vamos acompanhando todas as decisões do alto escalão do comando norte-americano em todas as horas seguintes ao atentado às torres gêmeas. O medo e a tensão tomam conta de boa parte do que vemos, inclusive para os jornalistas que sempre acompanhavam o presidente que à bordo de Força Aérea 1 (avião do Presidente dos Estados Unidos) decolagem a aterrissavam sem saber para onde iriam pois até o avião mais seguro do mundo poderia ser alvo dos terroristas naquele dia.


O foco acaba sendo na maior parte do tempo nas ações tomadas por George W. Bush e seu vice, Dick Cheney, o primeiro de dentro do avião presidencial, o segundo em uma sala reservada em Washington. A imprensa teve papel importante na questão da comunicação pois o presidente passou alguns períodos desse dia sem conseguir se comunicar de maneira sem interferência e algumas das coisas que souberam vieram pelas notícias que era exibidas nas televisões.


No cenário de medo e desespero que passaram todos que estavam nos Estados Unidos, e também nos quatro cantos do planeta, naquele dia, percebemos tragédias por todo os lados e histórias que nos emocionamos até hoje. Um dia que nunca vamos esquecer.