28/09/2021

Crítica do filme: 'Pais'

Disponível no catálogo da Apple Tv +, o documentário Pais é uma jornada curta mas bastante objetiva ao redor de alguns dos principais momentos na vida de um pai em diversos lugares do mundo. Desde a aceitação até o dolorosos momentos, somos jogados ao universos de alguns pais e entendendo um pouco do cotidiano e suas dinâmicas em busca de uma boa educação e formação de seus filhos. No filme vemos depoimentos de pessoas não conhecida e algumas bem famosas, como Will Smith, Judd Apatow e Jimmy Fallon. O projeto é dirigido pela atriz e diretora Bryce Dallas Howard que inclusive conta com o depoimento de seu pai, o cineasta Ron Howard.


O filme aborda em boa parte uma nova geração de pais que por diversas circunstâncias acabam sendo ‘Dona de casa’, enquanto a esposa vai ao trabalho todo dia eles ficam cuidando dos filhos em casa. Ainda existe um tabu em muitos lugares ao redor do mundo sobre essa questão, esses pais mostram como conseguem lidar de maneira fabulosa com a situação. Também se aborda no filme a questão da licença paternidade, mais especificamente no Brasil, e os somente 5 dias de licença que o profissional tem.


Dos Estados Unidos ao Japão, até o Rio de Janeiro, somos testemunhas de diversas histórias que quase sempre chegam carregadas de emoção. Assim, vemos por meio de depoimentos ou vídeos documentados os sentimentos em momentos chaves na vida de um pai: o nascimento, os primeiros dias sendo pai, a questão profissional ao redor disso, os ensinamentos, os obstáculos que enfrentam pelo caminho. É um filme para você assistir com seu pai, as reflexões são diversas.