20/09/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #520 - Emilson Linhares


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro). Emilson Linhares tem 30 anos. É arquiteto por formação e fotógrafo por amor, além de trabalhar com edição de vídeos, pois essa é uma arte que o aproxima do cinema, de certa forma. É amante da sétima arte desde o primeiro dia que pisou num cinema, que foi para assistir O Rei Leão. Possui um perfil no Twitter e Instagram, o @estreiaquinta, onde gosta de falar e dar dicas de filmes e séries. Na sua cidade participa de um pequeno clube de cinema onde assistem filmes quinzenalmente e se reúnem (agora on-line) para comentar e trocar ideias. Vive cinema o máximo que pode.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

O Kinoplex na minha cidade oferece os melhores filmes, quase todos os indicados na temporada de premiações, tem sempre variedade.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Com Jurassic Park, definitivamente, eu pude ver como o cinema nos transporta a diversos lugares e épocas diferentes. Apesar do primeiro filme que eu vi no cinema ter sido O Rei Leão, mas eu amei este antes de amar o cinema, e com Jurassic Park foi diferente.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Steven Spielberg, e Jurassic Park, esse último já devia ser esperado pela resposta anterior né haha. Steven Spielberg se tornou meu diretor favorito após eu conhecer o primeiro longa do Jurassic Park, e me encantar por todas as ficções e tramas dirigidos por ele.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

 

Central do Brasil. Pra mim a direção, roteiro, e legado desse filme são de suma importância pra nossa cultura e história do cinema brasileiro. Mas devo admitir que Fernanda Montenegro contribuiu para que este se torne o meu filme nacional preferido.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É uma definição complicada, pois acho que cinéfilo pode ser desde o simples casual  ‘gostar de filmes no filme de semana’, até o ato de envolver-se de maneira profundada com a sétima arte, estudando, acompanhando lançamentos de festivais, participar de pequenas ou grandes produções. Tecnicamente, acho que qualquer contribuição para o cinema te torna um cinéfilo.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Na minha cidade são duas redes de cinema. A rede do Kinoplex meio que sim, eles se preocupam com a programação e não apenas com os filmes mais populares.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não acredito nisso nem a longo prazo. Minha preocupação é apenas cidades que possuem apenas uma ou duas salas de cinema começarem a perder público, e fechar por conta disso. Já em cidades grandes eu não vejo isso como uma possibilidade.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Meu Pai / Whiplash / Another Round … era só um né?

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não. Porém, a vacina já é uma realidade com eficácia comprovada, por tanto, vacinados, sim!!

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Acho que tem um nível bem elevado de qualidade, porém pouco valorizado por aqui. Ano após ano nossos filmes concorrem e/ou são exibidos nos principais festivais de cinema do mundo, mas a maioria nem chega nas nossas salas de cinema, não são transmitidos na tv aberta, e ficamos com aquela impressão de que cinema brasileiro só produz comédia. O que não  é um problema a comédia em si, porém, não temos só isso.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Tecnicamente eu acabo perdendo filme da maioria dos meus artistas preferidos haha. Mas sem dúvidas a Fernanda Montenegro é a que mais me motiva a ver os filmes dela, no Brasil.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Sonhos que se tornam realidade, realidade que nos faz crescer em sociedade e refletir sobre nós mesmos.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

Um pedido de casamento, goteira, e um pilar no meio da sala que tapava parcialmente a tela. Triste.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Ai, vergonha alheia.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que o fato dele se pré-dispor a dirigir um filme já torna ele um cinéfilo. Eu acho que a coisa toda gira em torno do seu envolvimento com a sétima arte, e não com quantos filmes você viu no mês, etc e tal.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Puts, tem muitos. A maioria são com a Milla Jovovich.

 

17) Qual seu documentário preferido?

 

Apesar de não ver tantos documentários, vou citar o da Petra Costa Democracia em Vertigem, que é muito bom!

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim, mas baixo, pra não pagar mico sozinho.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Eu devo dizer Cidade dos Anjos, mas não sou um grande fã do Nicolas Cage. Não me matem.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete atualmente tem sido o mais completo, mas também acompanho muito o SpoilerMovies, que apesar do nome, não tem nada de spoiler, ele fala muito sobre premiações e festivais de cinema.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Telecine e Mubi são os melhores streamings par