28/10/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #533 - Marianne Mastrange


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nossa convidada de hoje é cinéfila, do Rio de Janeiro. Marianne Mastrange tem 27 anos. Estudante de marketing, administradora do site Hospício Nerd e da página AssistaNetflix, carioca, viciada em filmes e séries, tiete da Netflix e marvete.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Não possuo essa preferência de sala, óbvio que a experiência nas salas IMAX são incríveis em questão de experiência por conta da imagem, som e imersão, mas frequento qualquer uma que esteja passando o filme. Hahaha.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Agora você me pegou, queria MUITO lembrar o primeiro filme que assisti nos cinemas, mas não me recordo, porém, Midsommar foi um filme que me impactou nas salas de cinema. Então acho que conta, né? Hahaha.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Tim Burton - A Noiva Cadáver.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Tropa de Elite. Além de retratar a realidade escancarada do subúrbio, traz atuações monstruosas como a de Wagner Moura.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é ser completamente apaixonado por cinema e ter orgulho de cada pedacinho da sétima arte, independente se você assiste só filmes cults, ou filmes mais "pipocas". Ser cinéfilo é amar e valorizar o cinema de uma forma geral.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não faço a mínima ideia.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu espero e acredito que não, pois a experiência de assistir um filme em casa JAMAIS se compara com a de assistir nas telonas dos cinemas.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Bacurau.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Temos muitos filmes nacionais de qualidade altíssima, que, infelizmente, são pouco valorizados.

 

11) Diga ao artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Mil emoções em uma tela gigante.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

De outra pessoa não me recordo, porém, tenho uma minha. Fui levar minha mãe para assistir algum filme de comédia nacional e na hora de me sentar com a pipoca, simplesmente o assento levantou antes que eu sentasse e derrubou metade da minha pipoca. O mico, meu pai...

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Interpretações inesquecíveis.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não. Ele precisa entender as técnicas, mas um pouquinho de paixão ajuda bastante.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Nossa, tem muitos, mas atualmente foi Maligno.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Filmes Que Marcaram Época. É uma série documental.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Já. Na maioria dos filmes da Marvel hahaha.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

O Senhor das Armas.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Netflix com toda certeza.