09/11/2022

,

Crítica do filme: 'Nada é por Acaso'


Aprenda pelas experiências e siga o caminho do bem. Aguardada adaptação literária de um livro da escritora espiritualista Zíbia Gasparetto, Nada é por Acaso busca mostrar que um dos caminhos rumo ao equilíbrio é trocar os desconfortos da mentira pela paz da verdade. O filme gira em torno do sofrimento humano, das perdas, das fraquezas, da sensação de angústia, das barreiras criadas entre os seres humanos e muitos conflitos que surgem por situações mal resolvidas. Vamos vendo os desenrolares de uma série de situações presas à um passado que gera consequências num presente. Em busca de soluções, um laço oriundo de um outro plano mostra que destinos estavam cruzados em outras vidas e agora a espiritualidade dá a chance de esclarecimentos. A direção é de Márcio Trigo.


Na trama, começamos conhecendo Marina (Giovanna Lancelotti) que após um ano longe da família, volta à cidade de Castro, no interior do Paraná. Um ano depois já estão em Curitiba, monta um escritório voltado ao direito empresarial. Durante esse período seu irmão Cícero acaba sendo guiado para um centro espírita após uma situação onde recebeu uma mensagem para a irmã. Ela também conhece um terapeuta por quem se apaixona, Rafael (Rafael Cardoso).  Em paralelo, conhecemos uma outra mulher, Maria Eugênia (Mika Guluzian), rica, que mora em uma casa aconchegante, casada com o Henrique (Tiago Luz), namorado dos tempos de pré-vestibular e com um filho pequeno chamado Dionísio. Ambas começam a frequentar um centro de estudos espíritas e algumas questões do passado delas vão aos pouco se revelando.


Amar as verdades e as mentiras. Todos os personagens estão ligados de alguma forma em pontos de interseção que torna a narrativa repleta de conflitos cíclicos. Há muita informação sobre os muitos personagens que são bem desenvolvidos ao longa de toda a história. Aos poucos as peças vão sendo apresentadas através da angústia que todos sofrem, esse elo acaba sendo o ponto de união entre esses corações doloridos que buscam explicações no espiritismo.


Os caminhos da verdade pode ser uma jornada árdua mas libertadora. De forma muito honesta, a inserção de alguns conceitos do espiritismo aqui é feito de maneira bem delicada mostrando uma visão sobre as maneiras que a natureza humana reage quando se sente em confronto com traumas que num primeiro momento parecem sem solução.


Nada é por Acaso é a primeira adaptação de um romance de Zibia Gasparetto para os cinemas, um projeto que chega com seu refletir através das experiências de personagens que buscam seguir em frente através de laços que eles descobrem através de um novo caminho na eterna arte de entender a existência.