15/12/2022

Pausa para uma série: 'Inside Man'


As interpretações sobre o caráter através de linhas tortas aplicadas a moral. Chegou no catálogo da Netflix em 2022, uma minissérie de apenas quatro episódios que mostra os conflitos, teorias, embates, entre um ex-professor de criminologia, assassino confesso da esposa que está no corredor da morte e uma jovem jornalista em busca de uma pessoa desaparecida. A narrativa busca reflexões sobre argumentações entre o que seria um vilão e um anti-herói, o brilhantismo vs o lado sombrio, a culpa e a redenção. Feito para ter algumas temporadas, já que o protagonista (interpretado pelo sempre ótimo Stanley Tucci) deixa muitas lacunas em aberto, Inside Man também busca explicações sobre as imperfeições da natureza humana.


Na trama, conhecemos o inteligente Jefferson Grieff (Stanley Tucci) um perito em criminologia, ex-professor, que após matar a esposa é condenado à morte. À espera da sentença ser executada, passa seus dias no conhecido corredor da morte, onde consegue a permissão do diretor da prisão para resolver casos misteriosos dos mais diversos tipos. A jornalista Beth Davenport (Lydia West) fica sabendo dessa história e resolve ir até a prisão conhecer o detento. Só que ela é envolvida numa situação de um desaparecimento de uma moça que a defendeu de um assédio no metrô e acaba tendo que recorrer a Jefferson em busca de uma solução. Assim, vamos conhecendo uma curiosa trama que envolve um vigário de uma cidade (David Tennant), sua família e conhecidos.


Nessa primeira temporada, o plano de fundo é um caso de cárcere privado que acaba se tornando uma incontrolável situação tirando de debaixo do tapete as imperfeições morais para a casa de uma pessoa bem-quista de uma cidade. Com uma forte presença da ironia dentro de uma sátira social que ruma para a desconstrução de uma pré-definida perfeição, a minissérie possui um certo dinamismo em sua história.


Em Inside Man o olhar não sai de uma mesma direção, sobre um homem muito inteligente que consegue hipnotizar a todos ao seu redor com seu charme e deduções acertadas mas que esconde um lado sombrio já que anos atrás assassinou de forma cruel a esposa (inclusive escondendo a cabeça em um lugar misterioso). Esse contraponto, do vilão e do anti-herói é uma agitada linha que a narrativa desses quatro primeiros episódios navega sempre buscando manter o clima de tensão. Há muitas questões sobre a personalidade do peculiar protagonista a serem exploradas em prováveis próximas temporadas.



Posts Relacionados: