28/09/2023

, ,

Crítica do filme: 'O Grande Dragão Branco' * Revisão*


Os caminhos para a inspiração de vencedor. Inspirado na vida de um famoso lutador de artes marciais chamado Frank Dux, O Grande Dragão Branco é o longa-metragem de ação responsável por alavancar a carreira do até então quase desconhecido ator belga Jean-Claude Van Damme. O desejo de vencer uma competição secreta em Hong Kong, no melhor estilo luta livre, com três dias de lutas eliminatórias é a linha de partida de um roteiro que vai em direção ao confronto final numa clara referência ao antagonismo evidente entre o herói e o vilão.


Na trama, conhecemos Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) um capitão do exército norte-americano que resolve abandonar seu posto e se inscrever num torneio secreto e sangrento de luta livre em Hong Kong que reúne especialistas em várias modalidades. Assim, aos poucos, conhecemos melhor o passado do protagonista e seus ensinamentos na arte do Ninjutsu por um mestre japonês. Isso nos leva ao confronto final de Frank Dux contra um lutador que nunca perdera uma luta.


Antes de mais nada, é importante sabermos quem foi o verdadeiro Frank Dux. Referência nas artes marciais, principalmente o Ninjitsu Americano, entre 1975 e 1980 fez mais de 300 lutas e com um incrível placar de 300 vitórias! Sim! Ele nunca perdeu! Desenhado para ser um paralelo com esse fera das lutas, o Frank Dux da ficção não poderia ter tido um intérprete melhor: o campeão de kickboxer e na época aspirante a ator Jean-Claude Van Damme. Desse casamento os cinéfilos amantes dos filmes de ação ganharam uma referência que percorreu por décadas grande filmes do gênero.


Mas voltando para o filme... O Grande Dragão Branco tem o passo a passo da simplicidade quando pensamos em estrutura narrativa, com todas as peças bem definidas, e um objetivo evidente de chegar até o clímax do antagonismo, a batalha entre herói e vilão. Tudo gira em torno das batalhas em Hong Kong e pinceladas de como Frank chegou até ali. Muitas vezes parece que estamos vendo um video-game onde selecionamos os personagens e colocamos eles para lutarem. E não fiquem pasmos se acharem que esse ou outros filmes de ação foram grande referências para famosos jogos de diversos consoles ao longo de várias gerações.


Com direito a participação especial do vencedor do Oscar Forest Whitaker, e dirigido por Newt Arnold, para quem se interessar, O Grande Dragão Branco está disponível no catálogo da Prime Video.